Conheça a Honda CRF 300, a XRE dos gringos
Marca renova sua oferta de aventureiras de entrada para a linha 2021. Dupla é o equivalente a nossa XRE internacionalmente
A Honda XRE 300 é no Brasil a herdeira direta de algumas das trails mais icônicas de nosso mercado, como as XL 250, XLX 350 e até mesmo da XR 200. Enquanto o Brasil viu sua própria “árvore genealógica” se desenvolver, a marca usa outra abordagem globalmente para as aventureiras de entrada. Em outros países, como os da Europa, tais modelos são variações da linha off-road CRF da empresa, mas adaptadas para o uso nas ruas.
Agora, a Honda apresentou importantes novidades para a dupla CRF 300L e CRF 300L Rally na linha 2021. A começar pelo nome, uma vez que as motos anteriores eram 250. Os preços ainda não foram revelados, mas o destaque fica para o aumento da cilindrada do motor para 286 cm³, atingido com o aumento do curso do pistão. O resultado é um incremento de 10% na potência e de 18% no torque. O propulsor de refrigeração a líquido agora desenvolve uma potência máxima de 26,9 cv a 8.500 rpm e um torque máximo de 2,8 kgfm a 6.500rpm. Antes, eram 24,4 cv e 2,2 kgfm.
O motor teve o fluxo do cabeçote refeito e ganhou novos comandos de válvulas. As relações de marchas estão mais curtas para as cinco primeiras marchas de forma a aproveitar melhor o torque e a potência aumentadas, enquanto a sexta marcha é mais longa para manter uma velocidade de cruzeiro mais relaxada, com o motor em baixo giro. A embreagem agora passa a ter assistência deslizante.
As suspensões tiveram o curso aumentado para aproveitar melhor a nova geometria de direção da moto e o chassi reestruturado, que está mais rígido e reduziu em 4 kg o peso total das motos. Vale lembrar que a diferença entre a CRF 300L e a CRF 300L Rally está nas carenagens, basicamente. A primeira é mais limpa e utilitária, com o farol preso na mesa de direção. A segunda já traz um pequeno farol duplo instalado na carenagem que dá suporte ao para-brisa.
As carenagens da CRF 300L estão mais limpas e definidas, com um tanque de gasolina mais estreito de 7,8 litros. O banco está mais estreito e alto, indo a 880 mm de distância do chão. A ergonomia também foi revisada, com o guidão ligeiramente mais próximo ao piloto e as pedaleiras reposicionadas mais para baixo e para trás.
Na versão Rally da nova CRF 300L a capacidade do tanque de gasolina chega a 12,8 litros, o guidão incorpora contrapesos para minimizar a vibração e as pedaleiras têm pastilhas de borracha removíveis. Por último, os faróis auxiliares de LED são montados em suportes flexíveis para aumentar a durabilidade. Ambas passam a contar com um novo painel de instrumentos digital com display de LCD.