Como o cão 'salsichinha' deu nome a uma lendária (e pequena) moto Honda, a Dax
Conheça a história da diminuta Honda Dax, que volta agora em nova geração e tem inspiração no dachshund, o salsicha
Os nomes de motos são complicados para quem não está muito familiarizado com o assunto. É CG 160 para um lado, XTZ 250 para outro; uma verdadeira sopa de letrinhas.
Existem suas exceções com nomes extremamente fortes acompanhando os "códigos", como Ténéré, Hornet, Ninja, entre outros não citados. Um desses nomes icônicos acompanha a Honda ST: Dax.
Em sua nova geração apresentada no exterior, o modelo ganhou motorização atualizada e se tornou a ST 125 Dax, em contrapartida as antigas ST 50 ou ST 70 Dax, por exemplo.
Mas de onde surgiu o nome Dax?
Quem poderia que uma moto lembraria um cachorro? Mas é exatamente isso que faz a Dax ser chamada assim. Dax vem de “dachshund”, a tradicional raça salsicha de cães. De alguma maneira essa associação foi feita por conta do chassi da moto, fininho e comprido, que lembra o simpático cãozinho.
Só não sabemos em que momento essa comparação foi feita e quando exatamente o nome Dax pegou, mas a Honda entrou tanto nessa brincadeira que o cão é até o “garoto propaganda” da motoca. Além de aparecer no material publicitário, o salsichinha tem até uma logo especial na moto.
Uma mini-moto divertida
Assim como era no passado, a nova Dax 125 compartilha a base de motorização com a Monkey e agora também com a MSX 125 (chamada de Grom em alguns mercados. Com chassi diminuto e rodas de 12 polegadas, a Dax pode parecer até um brinquedo; mas não se engane. É uma moto de verdade, precisa ser emplacada e exige habilitação do condutor. Nesta nova geração, o modelo recebeu o motor de 125 cc atual da Honda, já visto na MSX 125 e outros modelos.
Seu motor é o mesmo da Super Cub moderna: com 124 cc de cilindrada, com embreagem centrífuga (como a da Biz) para trocas de marchas, que são 4, semi-automáticas.
VEJA TAMBÉM:
- Yamaha entra na onda das elétricas com dois novos scooters
- Parceria da Honda e Sony pode chegar às motocicletas elétricas?
Com um tanque de 3,8 litros de capacidade, a Dax 125 pode fazer espantosos 63,7 km/l de consumo, segundo a Honda, para um peso de apenas 107 kg. As rodas são de 12 polegadas, e o freio é equipado com ABS de apenas um canal.
Dax Vs. CG
Para se ter uma ideia a Dax 125 tem 1.760 mm de comprimento, 760 de largura e 1.020 mm de altura. Em comparação, uma Honda CG 160 possui 1.996 mm de comprimento, 739 de largura e 1.087 mm de altura. A Dax foi vendida anteriormente pela Honda entre 1969 e 2003, quando foi descontinuada. Mas não se engane pensando que não dá para levar um passageiro, o assento da moto é amplo e comporta bem duas pessoas.
Além de voltar à gama da Honda na Europa, após 41 anos fora de linha por lá, a nova Dax 125 estará no próximo Salão de Osaka, a partir de 19 de março, no Japão. Apesar de a Dax ser um modelo cativante, as chances de vir ao Brasil são pequenas, mesmo a MSX 125, com uma roupagem mais moderna, nunca chegou ao mercado nacional.
MOTOO mostra principais detalhes da nova Honda NC 750X: