Feita para 'órfãos' da Harley! Como é andar na Super Meteor 650
Lançamento da Royal Enfield traz custom acessível para o Brasil. Modelo é fácil de pilotar e com interessante acabamento; VEJA NOSSAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES
A Royal Enfield Super Meteor 650 2024 foi lançada no Brasil como um dos modelos mais aguardados do ano. Com uma opção acessível dentro do estilo custom, a moto tem preço partindo de R$ 33.990 -- valor para a pré-venda, com frete incluso.
Como é andar na Super Meteor 650? Para responder esta questão, eu fui até Brasília para ter o primeiro contato com a motocicleta. Saiba como foram as primeiras impressões com este lançamento 2024 da Royal Enfield.
Veja vídeo exclusivo do MOTOO:
Topo de linha da Royal Enfield
Dentro dos planos de expansão da Royal Enfield, a Super Meteor 650 é o modelo topo de linha da fabricante indiana. Apesar de termos aqui o famoso motor bicilíndrico, com refrigeração a ar, visto nas Twins Interceptor 650 e Continental GT 650, a Super recebeu novo chassi para se adequar ao estilo mais estradeiro.
Vale lembrar que este propulsor também chega na Shotgun 650, uma cruiser mais esportiva que também vai desembarcar no Brasil. No caso da SM 650, um novo conjunto maior e mais requintado foi pensado. Em termos de acabamento, a moto tem uma esmero extra nos materiais.
Algumas das principais diferenças em comparação com as outras Twins são as novas rodas, suspensão dianteira do tipo invertida, tanque em forma de lágrima e a posição de pilotagem ao estilo custom.
Uma estradeira fácil de pilotar
O bicilíndrico RE é conhecido por ter uma entrega suave mas bastante contundente. Mesmo mais pesada que as irmãs, a Super Meteor 650 chega a 241 kg, a moto ainda é consideravelmente ágil.
Apesar de ser a maior das Royal Enfield, esta custom não chega a ser um trambolho. Além disso, o baixo centro de gravidade, algo costumeiro do segmento, deixa a moto extremamente fácil de pilotar.
Como uma autêntica cruiser, a Super Meteor 650 conta com pedaleiras posicionadas de maneira mais avançada, o que traz aquela famosa posição mais sentada das custom. Em uma Interceptor, por exemplo, o motociclista vai mais montado na moto.
Conforto e assento
Em termos de ergonomia, a moto oferece um amplo assento, que é largo atrás, e se afunila na frente, o que dá bom encaixe para as pernas. A altura do banco, por sua vez, é de 740 mm. Vale lembrar que é interessante fazer um test ride no modelo exatamente para ver se encaixa ao seu tamanho.
Algo que chama atenção no modelo é a sua robusta suspensão dianteira do tipo invertida, vista pela primeira vez em modelos da Royal Enfield no Brasil. O garfo é composto por tubos de 43 mm de diâmetro, além de contar com 120 mm de curso.
Além de ter um impacto visual, na prática, a suspensão dianteira oferece conforto e também a firmeza necessária para estabilidade. Por sua vez, a suspensão traseira é consideravelmente mais simples. Estamos falando de um duplo amortecedor, de 101 mm de curso, com ajustes de pré-carga.
Motor e potência
A Super Meteor 650 2024 está equipada com propulsor bicilíndrico de 648 cc que entrega 47 cavalos de potência a 7.250 rpm e 52,3 Nm de torque a 5.650 rpm. O câmbio de 6 marchas foi reescalonado para se adequar ao tipo de uso deste segmento.
Além disso, também houve um remapeamento da central eletrôca para que o motor funcionasse preparado para este novo conjunto que inclui rodas de 19 polegadas, na dianteira, e 16 polegadas, na traseira.
A sensação durante a pilotagem é que o motor ficou mais linear na entrega na comparação com as outras Twins. Não é um motor de grande prestações, mas garante bom torque e baixa viabração, mesmo em velocidade cruzeiro de 120 km/h -- o máximo permitido nas estradas brasileiras.
Para esta custom, a Royal Enfield também desenvolveu um chassi tubular em aço específico para a Super Meteor 650. Os pneus Ceat sem câmara nas medidas 100/90 - 19 M/C 57H (dianteira) e 150/80 B16 M/C 71H (traseira) estão calçados em rodas de 19 e 17 polegadas, respectivamente.
Com altura do assento de 740 mm e um tanque de 15,7 litros, a Super Meteor 650 foi pensada para longas viagens. As dimensões gerais são de 2.260 mm (comprimento), 1.155 mm (altura) e 1.500 mm (entre-eixos).
Por sua vez, o conjunto de freios da Super Meteor 650 está bem dimensionado. Na dianteira, a moto conta com disco de 320 mm, enquanto na traseira há disco de 300 mm. O sistema é completo por freios ABS de série nas duas rodas
Itens de série na Super Meteor
A Super Meteor 650 2024 traz em seu pacote entrada USB, farol e lanterna de LED, sistema de navegação Tripper e painel redondo com instrumentos analógicos e digitais, incluindo tela LCD central.
Durante a avaliação, testamos a entrada USB do tipo A. Realmente é algo muito valioso hoje em dias nas motos, mas a localização dela não se mostrou muito prática. A entrada fica dento da lateral esquerda da moto, justamente onde está o conjunto de ferramentas, com acesso um pouco difícil.
A noa Royal Enfield está disponível em 7 opções de cores: Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Green, Interstellar Gray, Celestial Blue e Celestial Red.
Preço de pré-venda mantido
Os valores anunciados para o período de antecipação da Super Meteor 650 serão mantidos no país, disse a Royal Enfield. Os preços são os seguintes, com frete incluso:
- Super Meteor 650 Astral (R$ 33.990): em as cores Astral Blue, Astral Black e Astral Green. Nela o tanque é de cor única com grafismo, e o emblema aparece ainda na versão clássica na variante verde, enquanto as outras duas tem o emblema premium.
- Super Meteor 650 Interstellar (R$ 34.490): como diferencial traz o tanque bicolor e as cores são Interstellar Green e Interstellar Gray. O emblema é o premium.
- Super Meteor 650 650 Celestial (R$ 34.990): além do tanque bicolor e emblema premium, tem um banco deluxe touring, a bolha na frente e o encosto de coluna para garupa. São 2 cores disponíveis: Celestial Blue e Celestial Red.
Herdeira para Harley acessível
A conclusão é que a Royal Enfield desenvolveu uma moto "quase perfeita" para herdar a legião de "órfãos" da Harley-Davidson no Brasil. Isso porque as motos da marca norte-americana custam atualmente mais de R$ 100 mil. Assim, a Super Meteor 650 é a opção para quem busca um modelo similar as antigas Harley-Davidson 883 ou Honda Shadow 750, entre outras, por um custo que podemos considerar acessível para os padrões atuais do mercado brasileiro.
FICHA TÉCNICA - Royal Enfield Super Meteor 650 2024
PREÇO | A partir de R$ 33.990 |
MOTOR | 2 cilindros, 648 cc, SOHC |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
REFRIGERAÇÃO | Ar-óleo |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 47 cavalos a 7.250 rpm |
TORQUE | 52,3 Nm a 5.650 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 78 mm x 67.8 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.260 mm |
LARGURA | 890 mm |
ALTURA | 1.155 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.500 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 135 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 740 mm |
PESO | 241 kg |
TANQUE | 15,7 litros |
FREIOS | ABS de dois canais |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 320 mm, pinça flutuante de 2 pistões |
FREIO TRASEIRO | Disco de 300 mm, pinça flutuante de 2 pistões |
PNEU DIANTEIRO | 100/90 - 19 M/C 57H (Tubeless) |
PNEU TRASEIRO | 150/80 B16 M/C 71H (Tubeless) |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo invertido de 43 mm, 120 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Duplo amortecedor, curso 101 mm, ajuste pré-carga |
CORES | Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Green e Interstellar Gray, Celestial Blue e Celestial Red |