Cinto de segurança nas moto? Chineses já desenvolvem dispositivo
Patentes revelam projetos que visam trazer mais segurança para o motociclista, porém, uso em motos ainda é controverso; veja mais
Cinto de segurança para motos? Quem anda de motocicletas sabe muito bem que a ideia de se prender ao veículo por algum tipo de cabo não parece nada convidativa, afinal, se prender a um monte de "lata" de muitas vezes 200 kg no momento de uma queda não aparenta ser mais seguro do que se desprender do veículo.
Entretanto, esta ideia pode mudar à medida que novas tecnologias surgem com propósitos diferentes. Inclusive, a gigante chinesa CFMoto estaria desenvolvendo uma série de soluções baseadas em cintos ou barras para trazer mais segurança ao motociclistas. Alguns destes projetos foram revelados pela conceituada revista "Cycle World" que teve acesso a algumas patentes da fabricante.
Os projetos apresentados possuem soluções "inteligentes", ou seja, os artifícios de segurança não atuariam em todas as circunstâncias, mas sim, somente quando forem indicados para realmente proteger o motociclista. Em uma das patentes, um par de barras rígidas ficam posicionadas em cada lado do piloto. Neste caso, qualquer força lateral fará o dispositivo abrir, mas a ideia aqui é segurar o motociclistas em forças verticais, como em um frenagem brusca ou colisão.
Assim, o foco principal é manter o motociclista na moto em caso de solavancos, por exemplo. Em outra ideia da CFMoto também são utilizadas barras laterais, mas desta vez elas giram atrás do piloto e se juntam na frente em vez de se encontrarem no tanque.
Em um terceiro projeto está presente então um cinto de segurança mais tradicional. Segundo apurou a Cycle World, o sistema também manteria o piloto na moto para forças verticais, evitando assim ser "ejetado" da moto, mas o soltando em casos de queda lateral, por exemplo.
Uma dos pontos focais do uso destes dispositivos seria associá-los a sistema de segurança como frenagem autônoma, que trazem reduções bruscas de velocidade, mas assegurando de manter o motociclistas na moto.
Cinto de segurança pode ser usado em moto?
Vale lembrar que estas patentes indicam somente que a CFMoto está realizado estudo sobre o uso de dispositivos como cintos de seguranças ou barras, mas não há nenhuma previsão de que eles cheguem ao mercado num futuro próximo.
Sobre o uso de cinto de segurança para motos no Brasil, ainda não há uma regulamentação para seu uso, tampouco seria obrigatório. Existem à venda no país itens chamado de cinto de segurança para passageiros que prendem piloto e o garupa, mas esses acessórios também não são regulamentados e há bastante controvérsia sobre a segurança de seu uso.
MAIS DO MUNDO MOTO