CBX 750F Indy: uma lenda Honda por R$ 60 mil
Exemplar raro da clássica esportiva está à venda. Unidade foi restaurada; conheça
Em abril de 1986, a Honda lançou no Brasil uma das motos que, literalmente, entraria para a história: a CBX 750F. Inicialmente limitada a apenas 800 unidades importadas do Japão, essa moto se tornou referência em termos de esportividade. Essa reputação foi reforçada pelo fato de o modelo ter quebrado um jejum no segmento de motos de alta cilindrada no país, já que as importações estavam proibidas desde 1976.
Em 1987, a CBX 750F passou a ser fabricada no Brasil, já que até então todo o estoque vinha do Japão. Ela trazia um motor de 747 cm³, quatro cilindros em linha, 4 tempos e 16 válvulas, gerando 82 cv. Essa configuração rendeu à moto o apelido “7 Galo”, que no Brasil é uma referência ao número 50, que simboliza o galo no jogo do bicho. O "7" se manteve igual ao modelo dos EUA, onde a moto era conhecida como "seven-fifty".
O belo exemplar que ilustra esta reportagem é uma CBX 750F 1990/1990, do empresário e advogado Mário Lobo Piller Neto, adquirida há três anos de um amigo, com apenas 62 mil km rodados, segundo o anunciante. Assim, o modelo tem uma média de pouco mais de 1.800 km anuais nestes 34 anos desde sua fabricação.
“Comprei esta moto no começo de 2021 e a restaurei completamente, incluindo as partes elétrica e mecânica, além de trocar os pneus. Era de um amigo meu e coloquei uma placa preta nela. É de 1990, a primeira Indy que saiu”, detalha.
O motor da CBX 750F é um quatro cilindros de 747 cm³, quatro tempos, alimentado por 4 carburadores de 34 mm e refrigerado a ar, que desenvolve a potência máxima de 82 cv. Aliado ao bom torque de 6,5 kgfm (a 8.000 rpm), e ao câmbio manual de seis marchas com transmissão por corrente, a moto oferece uma boa dose de esportividade.
A "Sete Galo Indy" de Neto passou por um minucioso processo de restauração que durou seis meses. Segundo ele, o maior desafio foi o alternador, uma peça muito difícil de encontrar.
“Como não havia peça de reposição, levei o alternador a uma oficina especializada para recondicionamento. Sem sucesso, uma outra empresa conseguiu fornecer uma nova unidade. Deu trabalho, viu? Não encontrava alternador, só consegui por meio de troca no Mercado Livre”.
Assim como a CBX 750F Indy, Neto é um apaixonado por motos clássicas da Honda e, por isso, possui ainda uma CB 450 de 1987 com placa preta e uma Shadow de 1998, ambas não estão à venda.
“Tenho três motos da Honda, mas o grande problema são as peças. Para Yamaha e Suzuki, até se encontra fácil. Agora, para Kawasaki e Honda, é preciso uma dose extra de paciência”, diz..
A CBX 750F Indy 1990 altamente colecionável está a venda por R$ 60 mil.
MAIS DO MUNDO MOTO