CB Twister ou XRE 190: qual moto escolher entre uma naked e uma trail?

Motocicletas da Honda são boas opções para quem busca um preço acessível, bom desempenho e versatilidade
CB 250 Twister ou XRE 190: optar por uma naked ou trail para ter uma moto versátil para o dia a dia?

CB 250 Twister ou XRE 190: optar por uma naked ou trail para ter uma moto versátil para o dia a dia? | Imagem: Honda

Para quem procura por uma motocicleta logo acima da faixa de 160 cc, a mais popular do país, há várias boas escolhas sem que seja preciso gastar muito. Com cerca de R$ 16 mil é possível encontrar modelos mais potentes, versáteis e também econômicos.

Entre as opções estão os modelos naked e trail, que oferecem um desempenho satisfatório sem perderem a agilidade em ambientes urbanos. Aqui, mostramos duas motos da Honda que se encaixam nesse perfil, a CB 250 Twister e a XRE 190. Confira seus prós e contras:

Potência e torque

A naked Twister leva clara vantagem pelo motor de 250 cc contra o propulsor de 184 cc da XRE 190. São 22,6 cv de potência contra 16,3 cv da trail, nesse caso com etanol no tanque. O torque da CB 250 é bem superior: são 2,24 kgfm ante 1,65 kgfm da XRE, ambos atingidos a 6.000 giros.

A Twister leva vantagem na transmissão de seis velocidades contra cinco da XRE 190, o que se reflete numa aceleração mais linear e economia de combustível.

Dimensões

A Twister é quase 7 cm mais larga que a XRE 190, algo que a prejudica no trânsito. Além disso, a trail naturalmente se sai melhor por ter uma posição mais elevada de pilotar (com assento 5 cm mais alto) além de ser 10 cm maior em altura. A distância do solo também é quase 5 cm maior, o que beneficia o uso em pisos irregulares.

Chassi

Enquanto a Twister utiliza um chassi “Diamond frame”, a XRE 190 possui uma estrutura de berço semi duplo, mais reforçada para o uso off-road. Ambas são equipadas com suspensão dianteira por garfo telescópico e traseira monoshock, mas o curso é maior na trail, como é se esperar. O freio dianteiro da CB 250, por sua vez, é mais dimensionado por conta da potência superior.

 

Honda XRE 190 2020
Honda XRE 190 2020
Imagem: Divulgação

 

Consumo

Apesar de ser mais potente, a CB Twister chega a ser mais econômica que a XRE 190 numa tocada na estrada com etanol. Um dos motivos é sem dúvida a relação peso/potência menor: são 6 kg para cada cv enquanto a XRE 190 tem uma relação de 7,8 kg/cv, mesmo sendo uma motocicleta 10 kg mais leve.

Equipamentos

As duas motocicletas possuem freios com sistema ABS, painel digital, mas a Twister possui faróis e lanternas em LED.

Vendas

A Twister tem sido uma moto muito popular no Brasil. Atualmente, ela é a 6ª motocicleta mais emplacada no país e a primeira entre os modelos com mais de 200 cc. Já a XRE 190 ocupa a 12ª posição, com metade das vendas da CB 250. O público tem preferido optar pela irmã XRE 300, bem mais potente, mas também com preço beirando os R$ 20 mil.

Por falar em preço, a Twister podia ser encontrada por R$ 16.114 em junho de 2020, na versão ABS. Já a XRE 190 custava R$ 14.925 na versão standard.

 

Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
Imagem: Divulgação

 

Ficha técnica Twister XRE 190
Motor 249,5 cc 184,4 cc
Potência 22,6 cv 16,3 cv
RPM 7500 rpm 8500 rpm
Torque 2,24 kgfm 1,65 kgfm
RPM 6000 rpm 6000 rpm
Transmissão 6 velocidades 5 velocidades
Tanque 16,5 litros 13,5 litros
Comprimento 2,065 m 2,075 m
Largura 0,753 m 0,821 m
Altura 1,072 m 1,179 m
Distância do solo 0,192 m 0,241 m
Altura do assento 0,784 m 0,836 m
Peso seco 137 kg 127 kg
Peso/potência 6,1 7,8
Roda dianteira 17 pol 19 pol
Roda traseira 17 pol 17 pol
Suspensão dianteira Garfo Telescópico Garfo Telescópico
Curso 130 mm 180 mm
Suspensão traseira Monoshock Monoshock
Curso 108 mm 150 mm
Freio dianteiro 276 mm 240
Freio traseiro 220 mm 220
Consumo etanol cidade 20 km/l 20 km/l
Consumo gasolina cidade 25 km/l 25 km/l
Consumo etanol estrada 27 km/l 25 km/l
Consumo gasolina estrada 30 km/l 30 km/l
Preço em junho de 2020 R$ 16.114 R$ 15.337

Tudo sobre a Honda CB Twister

Honda CB Twister

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos