CB Twister ou XRE 190: qual moto escolher entre uma naked e uma trail?
Motocicletas da Honda são boas opções para quem busca um preço acessível, bom desempenho e versatilidade
Para quem procura por uma motocicleta logo acima da faixa de 160 cc, a mais popular do país, há várias boas escolhas sem que seja preciso gastar muito. Com cerca de R$ 16 mil é possível encontrar modelos mais potentes, versáteis e também econômicos.
Entre as opções estão os modelos naked e trail, que oferecem um desempenho satisfatório sem perderem a agilidade em ambientes urbanos. Aqui, mostramos duas motos da Honda que se encaixam nesse perfil, a CB 250 Twister e a XRE 190. Confira seus prós e contras:
Potência e torque
A naked Twister leva clara vantagem pelo motor de 250 cc contra o propulsor de 184 cc da XRE 190. São 22,6 cv de potência contra 16,3 cv da trail, nesse caso com etanol no tanque. O torque da CB 250 é bem superior: são 2,24 kgfm ante 1,65 kgfm da XRE, ambos atingidos a 6.000 giros.
A Twister leva vantagem na transmissão de seis velocidades contra cinco da XRE 190, o que se reflete numa aceleração mais linear e economia de combustível.
Dimensões
A Twister é quase 7 cm mais larga que a XRE 190, algo que a prejudica no trânsito. Além disso, a trail naturalmente se sai melhor por ter uma posição mais elevada de pilotar (com assento 5 cm mais alto) além de ser 10 cm maior em altura. A distância do solo também é quase 5 cm maior, o que beneficia o uso em pisos irregulares.
Chassi
Enquanto a Twister utiliza um chassi “Diamond frame”, a XRE 190 possui uma estrutura de berço semi duplo, mais reforçada para o uso off-road. Ambas são equipadas com suspensão dianteira por garfo telescópico e traseira monoshock, mas o curso é maior na trail, como é se esperar. O freio dianteiro da CB 250, por sua vez, é mais dimensionado por conta da potência superior.
Consumo
Apesar de ser mais potente, a CB Twister chega a ser mais econômica que a XRE 190 numa tocada na estrada com etanol. Um dos motivos é sem dúvida a relação peso/potência menor: são 6 kg para cada cv enquanto a XRE 190 tem uma relação de 7,8 kg/cv, mesmo sendo uma motocicleta 10 kg mais leve.
Equipamentos
As duas motocicletas possuem freios com sistema ABS, painel digital, mas a Twister possui faróis e lanternas em LED.
Vendas
A Twister tem sido uma moto muito popular no Brasil. Atualmente, ela é a 6ª motocicleta mais emplacada no país e a primeira entre os modelos com mais de 200 cc. Já a XRE 190 ocupa a 12ª posição, com metade das vendas da CB 250. O público tem preferido optar pela irmã XRE 300, bem mais potente, mas também com preço beirando os R$ 20 mil.
Por falar em preço, a Twister podia ser encontrada por R$ 16.114 em junho de 2020, na versão ABS. Já a XRE 190 custava R$ 14.925 na versão standard.
Ficha técnica | Twister | XRE 190 |
---|---|---|
Motor | 249,5 cc | 184,4 cc |
Potência | 22,6 cv | 16,3 cv |
RPM | 7500 rpm | 8500 rpm |
Torque | 2,24 kgfm | 1,65 kgfm |
RPM | 6000 rpm | 6000 rpm |
Transmissão | 6 velocidades | 5 velocidades |
Tanque | 16,5 litros | 13,5 litros |
Comprimento | 2,065 m | 2,075 m |
Largura | 0,753 m | 0,821 m |
Altura | 1,072 m | 1,179 m |
Distância do solo | 0,192 m | 0,241 m |
Altura do assento | 0,784 m | 0,836 m |
Peso seco | 137 kg | 127 kg |
Peso/potência | 6,1 | 7,8 |
Roda dianteira | 17 pol | 19 pol |
Roda traseira | 17 pol | 17 pol |
Suspensão dianteira | Garfo Telescópico | Garfo Telescópico |
Curso | 130 mm | 180 mm |
Suspensão traseira | Monoshock | Monoshock |
Curso | 108 mm | 150 mm |
Freio dianteiro | 276 mm | 240 |
Freio traseiro | 220 mm | 220 |
Consumo etanol cidade | 20 km/l | 20 km/l |
Consumo gasolina cidade | 25 km/l | 25 km/l |
Consumo etanol estrada | 27 km/l | 25 km/l |
Consumo gasolina estrada | 30 km/l | 30 km/l |
Preço em junho de 2020 | R$ 16.114 | R$ 15.337 |