BMW S 1000 RR 2023: esportiva ganha 'asas' e mais potência
Com nova aerodinâmica, além de evoluções no chassi e no motor, modelo chega agora a 210 cavalos de potência; veja fotos e detalhes
A BMW S 1000 RR 2023 foi revelada nesta quinta-feira, 29 de setembro, na Europa. Apesar de não ser considerada uma nova geração, a esportiva passou por alterações importantes, que incluem melhorias no chassi, motor mais potente e adoção de pequenas "asas" na carenagens para otimizar a aerodinâmica.
“Com um motor mais potente, suspensão e chassis avançados, os novos sistemas de assistência Brake Slide Assist e DTC Slide Control, bem como aerodinâmica otimizada com winglets e uma traseira redesenhada, conseguimos elevar o desempenho do RR a um novo nível”, disse Wolfgang Wallner, gerente de projeto S 1000 RR. São novidades interessantes para a sport, lançada originalmente em 2009.
VEJA TAMBÉM:
- Ducati Multistrada V4 Rally é lançada com tanque de 30 litros para longas viagens
- LiveWire: as motos elétricas da Harley agora na bolsa de NY
Ainda não há informações sobre quando estas atualizações chegarão também no mercado brasileiro. Na Itália, por exemplo, a S 1000 RR 2023 está disponível por preço partindo de 21 mil euros.
Motor de 210 cavalos
Para o modelo 2023, a S 1000 RR recebeu atualização no seu famoso motor de 4 cilindros e 999 cc de cilindrada. A potência máxima passou a 210 cavalos a 13.750 rpm, 3 cavalos a mais que a versão 2022. O torque, por sua vez, se manteve nos 113 Nm máximos a 11.000 rpm. De acordo com a empresa, a faixa de rotação útil do motor é significantemente mais "ampla e completa".
Na parte eletrônica, o destaque é a chegada das novas funções "Brake Slide Assist" e "DTC Slide Control. Ambos sistemas utilizam sensores de ângulo permitindo ao piloto utilizar derrapagens de roda traseira, tanto na frenagem como na aceleração, levando ao ABS e controle de tração atuarem somente em situações definidas.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
O chassi da S 1000 RR também evoluiu, com principal objetivo de se tornar mais flexível. Para isso, o quadro recebeu diversas aberturas em suas laterais. As mudanças também deixaram o motor mais inclinado para a frente e mudaram a posição de pilotagem.
Novas asas na carenagem
A exemplo do que vimos na especialíssima M 1000 RR, a nova S 1000 RR ganhou os "winglets" nas carenagens, lembrando pequenas asas, que estão bem em moda na MotoGP e outras esportivas da atualidade. Segundo a fabricante, eles ajudam a moto a deixar a roda dianteira mais firme no chão, especialmente em acelerações.
Apesar de manter sua identidade, as carenagens da moto foram redesenhadas, incluindo frente e traseira. No mercado europeu, o modelo está disponível nas cores vermelho, preto e tricolor (azul, branco e vermelho).
MAIS DO MUNDO MOTO