BMW revive primeira icônica GS em nova moto 1200 0km
R 12 G/S traz visual clássico inspirado na R 80 G/S, mas com motor de 109 cv e tecnologia; conheça
A BMW R 12 G/S 2025 foi oficialmente apresentada na Europa, nesta quinta-feira, 27 de março. O lançamento mundial traz uma motocicleta ao melhor estilo de enduro clássica. O modelo remete à lendária R 80 G/S, a primeira a trazer a icônica designação "Gelände / Straße" (off-road e estrada, o alemão).
O preço da R 12 G/S 2025 é de 17.900 euros, cerca de R$ 111.000 em conversão direta, sem considerar outros gastos ou taxas. Em um primeiro momento, não há informações se o modelo será vendido também no Brasil.
A R 80 G/S é uma lenda da marca alemã dos anos 80, quando a empresa colocou em produção em série esta enduro com motor boxer.

Design Inspirado na R 80 G/S
A R 12 G/S traz elementos que remetem ao visual da icônica R 80 G/S. Com um para-lama dianteiro elevado, rodas de raios cruzados e uma carenagem compacta, o modelo é projetado para enfrentar trilhas desafiadoras ou longas viagens.

A motocicleta conta com três opções de assento, incluindo uma versão plana ideal para pilotagem em pé. A altura do assento varia entre 860 mm e 895 mm, dependendo da configuração escolhida. O pacote Enduro Pro adiciona pedaleiras ampliadas e alças de guidão elevadas para melhorar o controle em terrenos irregulares.

Motorizacão e Tecnologia
O coração da nova BMW R 12 G/S é um motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc, capaz de gerar 109 cv a 7.000 rpm e torque máximo de 115 Nm a 6.500 rpm. Este motor, que já foi da R 1200 GS, é visto atualmente também na R12.

O sistema de escapamento é posicionado no lado esquerdo, com um silenciador elevado para atender à proposta off-road. O modelo conta com modos de pilotagem "Rain", "Road" e "Enduro", ajustando a resposta do motor e a tratividade para diferentes condições. O pacote Enduro Pro inclui o modo "Enduro Pro", indicado para percursos off-road mais difíceis.

Recursos como o Controle de Tração Dinâmico (DTC) e o controle de torque do motor (MSR) são itens de série na motocicleta.

Chassi, rodas e suspensões
A R 12 G/S utiliza um quadro tubular de aço, com uma estrutura traseira aparafusada. O garfo telescópico invertido é totalmente ajustável, com 210 mm de curso na dianteira. Na traseira, o sistema Paralever é combinado com um amortecedor também ajustável, oferecendo 200 mm de curso.

A motocicleta é equipada com roda dianteira de 21 polegadas para melhor performance off-road e roda traseira de 17 polegadas. O pacote Enduro Pro permite a substituição da roda traseira por uma de 18 polegadas.

Sistema de Freios e iluminação
O sistema de frenagem conta com discos duplos de 310 mm na dianteira e um disco único de 265 mm na traseira, ambos com pinças flutuantes de dois pistões. O ABS Pro da BMW Motorrad, presente de série, otimiza a segurança em frenagens, inclusive em curvas.
A iluminação LED inclui um farol redondo com assinatura luminosa em "X". O opcional Headlight Pro adiciona uma função adaptativa, que melhora a visibilidade em curvas.

Opções de Cores e Personalização
A BMW R 12 G/S está disponível em três opções de cores:
- Preto Fosco
- Branco Claro (com detalhes em vermelho)
- Option 719 Aragonit (pintura exclusiva com combinação de tons Sandrover, vermelho e cinza metálico)
BMW R12 G/S 2025 Imagem: BMW
O que achou da nova R 12 G/S? Queriam no Brasil?
MAIS DO MUNDO MOTO