BMW revive ícone dos anos 70 em moto com tecnologia de ponta
Cafe Racer R 12 S traz o espírito da lendária R 90 S para os dias de hoje
A volta ao passado tem sido um recurso recorrente nos dias atuais e poucos resultados atingiram a expectativa como a nova BMW R 12 S, uma Cafe Racer que buscou inspiração na R 90 S, que revolucionou o mercado de motos esportivas em 1973.
A lendária moto tinha 67 cv e chegava aos 200 km/h, um número incomum para a época. Além da dinâmica, o visual marcado pela carenagem avançando sobre o guidão foi outro diferencial para aquele começo dos anos 1970.
Se fez sucesso nas ruas, também fez nas pistas, com vitórias em provas, como a Production TT na Ilha de Man, onde Hans-Otto Butenuth e Helmut Dähne celebraram uma vitória de classe em 1976. No mesmo ano, Steve McLaughlin também venceu as 200 Milhas de Daytona, e seu companheiro de equipe Reg Pridmore se tornou o primeiro campeão da AMA Superbike da história.
Retrô moderna
A nova BMW R 12 S traz este espírito para os dias de hoje. A carenagem frontal não poderia faltar, mas agora ele envolve um farol full LED ao invés do número de competição. Um pequeno para-brisa escurecido fica diante do piloto, protegendo o painel analógico com dois mostradores.
O tanque ovalado de 16 litros e as demais carenagens trazem a pintura em laranja metálico combinando com o prateado. A traseira termina com uma lanterna de LED envolta em carenagem em laranja.
A moto tem 2,13 m de comprimento, 1,07 m de altura e 87 cm de largura. O assento individual fica a 79,5 cm do chão e o peso total é de 220 kg.
Potência não falta
A R 12 S usa um motor boxer de dois cilindros de 1.170 cm³, 4 tempos, refrigerado a ar e óleo, com duas árvores de comando no cabeçote, quatro válvulas dispostas radialmente e eixo de balanceamento central. Ele rende 109 cv a 7.000 rpm e torque de 11,7 kgfm a 6.500 giros.
Ele é acoplado a uma caixa de câmbio de 6 velocidades com embreagens dianteiras, em caixa separada. A embreagem é seca e monodisco. A transmissão para a roda traseira é feita por eixo cardã. Este conjunto leva a Cafe Racer aos 215 km/h.
A suspensão dianteira é por garfo invertido de 45 mm de diâmetro, pré-carga da mola ajustável, recuperação e compressão hidráulica ajustáveis. Atrás vai um sistema Paralever com braço oscilante unilateral em alumínio fundido, amortecedor central progressivo, pré-carga da mola ajustável, amortecimento de retorno hidráulico ajustável.
O freio é a disco duplo flutuantes com diâmetro 310 mm e pinça radial monobloco de 4 pistões. O traseiro é de disco único com 265 mm de diâmetro e pinça flutuante de 2 pistões.