BMW R 1300 R 2026 impressiona com motor de 145 cv!
Sucessor da R 1250 R, modelo herda motor da R 1300 GS. Modelo recebeu novo visual e mais tecnologias; conheça
A BMW Motorrad anunciou oficialmente a nova geração da R 1300 R 2026, sua roadster equipada com motor boxer. O modelo chega ao mercado com mudanças importantes em design, ergonomia e desempenho, como sucessora da R 1250 R. Entre os destaques está o motor boxer, herdado da R 1300 GS, que gera 145 cavalos de potência.
Visualmente, a R 1300 R 2026 se distancia da geração anterior com linhas mais agressivas e uma posição de pilotagem mais inclinada para a frente. A nova ergonomia, resultado da combinação entre pedaleiras recuadas e guidão mais plano. Há também a opção de guidão Comfort para quem busca uma postura mais relaxada.

A motocicleta será oferecida em quatro variações: a versão básica na cor Snapper Rocks metálica, a Exclusive em azul Racing metálico, a Performance em branco Lightwhite uni com foco esportivo, e a opção 719 Kilauea, com acabamento premium em preto Blackstorm metálico.
O preço da R 1300 R não foi divulgado em um primeiro momento. Ainda não há informações também sobre uma possível vinda da motos ao Brasil. No mercado brasileiro, a marca alemã está lançando a R 1300 GS Adventure em abril.

Novo motor boxer é o mais potente da história da marca
O motor boxer de dois cilindros passa a ter 1.300 cm³, resultado do aumento no diâmetro dos cilindros e na adoção de novo virabrequim com curso reduzido. Agora, a unidade entrega 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm — superando os 136 cv e 143 Nm da geração anterior, o que o torna o motor boxer mais potente já produzido em série pela BMW. O regime máximo de rotação atinge 9.000 rpm.

A moto conta com três modos de pilotagem de série ("Rain", "Road" e "Eco"), com possibilidade de incluir os modos adicionais “Dynamic” e “Dynamic Pro” por meio do pacote opcional Riding Modes Pro. Há ainda o controle de torque de arrasto (MSR), que evita instabilidades em reduções bruscas.

Chassi e suspensão redesenhados
A estrutura foi completamente reformulada, disse a fabricante. O novo quadro principal de aço estampado substitui a construção anterior e oferece maior rigidez e melhor aproveitamento do espaço. A traseira agora utiliza alumínio fundido, contribuindo para a centralização de massas e redução de peso. A suspensão dianteira passa a contar com um garfo telescópico invertido de 47 mm, enquanto a traseira adota a nova geração do sistema EVO Paralever.

O modelo estreia ainda um sistema eletrônico de ajuste dinâmico de suspensão (DSA) como opcional, que ajusta em tempo real a rigidez das molas, o amortecimento e a carga.

Rodas mais leves e freios de alta performance
As rodas de liga leve com desenho de raios ocos são novas e resultam em redução de mais de 1,4 kg no peso total, melhorando a aceleração, frenagem e agilidade. Os freios contam com dois discos dianteiros com pinças radiais de quatro pistões e um disco traseiro, controlados pelo sistema BMW Integral ABS Pro. Uma versão esportiva dos freios, com pinças em titânio e resposta mais incisiva, está disponível como opcional.

Recursos eletrônicos
A iluminação é totalmente em LED, incluindo o farol octogonal de novo desenho. Como opcional, o sistema Headlight Pro oferece iluminação adaptativa em curvas. A assistência ao piloto também foi aprimorada: o pacote Riding Assistant traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e alerta de colisão frontal (FCW).

Outro destaque tecnológico é o novo suporte de navegação com destravamento elétrico, que permite acoplar e remover GPS ou smartphone sem o uso de chave. O sistema de malas laterais também foi atualizado, agora com acionamento elétrico pelo sistema de travamento central, iluminação interna e até porta USB-C no baú esquerdo. A fixação do tanque de combustível pode receber uma bolsa com encaixe por anel, eliminando o uso de tiras.

Acessibilidade
A nova R 1300 R mantém como prioridade a boa ergonomia para diferentes biotipos. A altura do assento fica abaixo dos 790 mm, e há várias opções de banco disponíveis de fábrica. O modelo segue sendo uma alternativa acessível para motociclistas menos experientes ou com menor estatura.
Principais destaques da BMW R 1300 R 2026:
- Motor boxer de 1.300 cm³ com 145 cv e 149 Nm — o mais potente da história da marca;
- Quatro versões disponíveis, incluindo opções exclusivas e esportivas;
- Novo chassi com quadro principal de aço e traseira em alumínio fundido;
- Suspensões redesenhadas, com garfo invertido e novo EVO Paralever;
- Suspensão eletrônica DSA com ajuste dinâmico da rigidez da mola;
- Três modos de pilotagem de série e dois adicionais com pacote opcional;
- Rodas 1,4 kg mais leves;
- Freios com ABS Integral Pro e versão esportiva como opcional;
- Farol full LED com opção de luz adaptativa;
- Recursos de assistência como controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão;
- Sistema de malas com iluminação, travamento elétrico e porta USB-C.
BMW R 1300 R 2026 Imagem: BMW