BMW R 1300 GS: vai se manter no topo? Impressões
Nova geração da "rainha das GSs" traz brutalidade com controle. Modelo entrega 145 cavalos e 15,2 kgfm de torque, além de alta tecnologia embarcada
A BMW R 1300 GS 2024 teve o seu lançamento oficial no Brasil. Sucessor da R 1250 GS, moto mais vendida da marca, o modelo já está disponível para a pré-venda no país via Mercado Livre e desembarca em breve nas concessionárias. Tive a oportunidade de rodar com o modelo em primeira mão para ter as primeiras impressões.
O preço da R 1300 GS 2024 varia de R$ 99.900 a R$ 126.900, dependendo da versão. Esta nova geração foi renovada por completo ficando mais potente, leve e tecnológica. A nova GS desembarca no país juntamente com a atualizada Triumph Tiger 1200, sua principal concorrente, deixando a disputa realmente acirrada.
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O meu primeiro contato com a R 1300 GS foi na região de Campos do Jordão, na parte da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Foi um dia chuvoso para colocar à prova o principal lançamento da marca alemã dos últimos tempos.
Veja primeiras impressões sobre a R 1300 GS em vídeo:
Motor e potência
Como já explicamos em reportagem anterior, a R 1300 GS evoluiu em todos os aspectos. Algo que chama atenção, sem dúvida, é o fato de a moto contar com um motor ainda maior. A motocicleta está equipada com motor de 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm (15,2 kgfm) a 6.500 rpm.
Isso tornou este propulsor o boxer BMW mais potente já produzido em série. Para comparação, a R 1250 GS tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã.
Não foi somente em tamanho que o motor mudou. Apesar de maior, está mais compacto. Entre as novidades, os cilindros não são mais assimétricos, além de a caixa de câmbio ter sido deslocada para a parte de baixo. O resultado é que o motor ficou mais estreito e leve.
Bruta e fácil de conduzir
Juntamente com os outros avanços empregados, o propulsor mais compacto ajudou a moto a reduzir 12 kg em relação à R 1250 GS. Logicamente, ainda falamos de uma moto pesada. com seus 237 kg em ordem de marcha, mas justamente pelo baixo centro de gravidade da moto, ajudado pelo motor boxer, a R 1300 GS é surpreendentemente fácil de pilotar.
Com seu torque abundante já em baixos giros, a moto se mostrou muito na mão, passando confiança para manobras em baixa velocidade. Mas a brutalidade certamente está lá.
Top speed e consumo
Nosso roteiro passou por estradinhas vicinais e um pequeno trecho de terra, ou seja, ainda não foi possível explorar todos os predicados GS 1300, mas deu para sentir que a moto pode ser "um canhão" quando necessário. Apesar da linearidade de entrega de força, que pode ser ainda abrandada (ou "apimentada") pelos modos de potência, a moto se comporta como uma esportiva nas acelerações.
Auxiliado pelo assistente de trocas de marchas, o "quickshifter" da marca, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 3,39 segundos, além de chegar a mais de 200 km/h, segundo dados revelados pela fabricante. Ainda em números divulgados pela BMW na Europa, a R 1300 GS pode fazer média de 20,8 km/l.
Claro que isso depende muito da qualidade de combustível e também da tocada de cada motociclista, entre outros fatores.
Suspensões, freios e tecnologia
Seguindo com as mudanças, a R 1300 GS conta com novo quadro também mais compacto. Ele é composto por uma estrutura principal de chapa de aço, na qual o motor é parte integrante, enquanto um quadro traseiro de alumínio fundido completa esta base. Sobre as suspensões, a moto segue com os mesmo conceitos exclusivos da BMW, mas também foi renovada, ganhando a EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na parte de trás.
Os cursos são de 190 mm (dianteira) e 200 mm (traseira) para todas as versões, com exceção Trophy. Destinada a um off-road mais pesado, esta variante tem 210 mm e 220 mm, respectivamente. Todas estão equipadas com rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, com rodas de liga na versão de entrada, e raiadas nas restantes.
Em um pequeno trecho de terra que rodei com a Trophy, deu para ver que esta opção realmente é a mais indicada para quem roda com mais frequência na terra. Para esta nova geração da GS, há também a evolução de seu sistema de suspensão eletrônico, agora chamado de DSA.
Além da compensação automática da carga durante a rodagem, o sistema tem ajuste automático que muda em 30 mm a altura da moto, exceto na Trophy, que têm curso maior. A R 1300 GS mostrou que tem bom equilíbrio entre conforto e rigidez nas suspensões, além de uma vasta possibilidade de ajustes.
Os freios contam com ABS (Full Integral Pro) de série, sendo sistema de duplo disco flutuante, de 310 mm, na dianteira, e disco de 285 mm, na traseira. Durante nosso roteiro, peguei um clima bem chuvoso e com pista suja. Mesmo em situações mais adversas, o modelo se mostrou bastante na mão.
R 1300 GS tem até radar
Para a esta nova geração a R 1300 GS passa a contar também com dois radares - um da dianteira e outro na traseira. Eles servem para trazer mais segurança para a moto com dispositivos mais comuns nos carros.
Na experiência que tive os recursos auxiliaram bastante. Há o alerta de ponto-cego que avisa se algo está se aproximando pelas laterais e por trás. O mesmo sistema, mas na dianteira, pode agir em caso de colisão iminente dando aviso ao piloto e iniciando a frenagem. Também é possível manter uma distância automática em relação ao veículo da frente durante o uso do controle de cruzeiro.
São atributos que deixaram a R 1300 GS ainda mais segura e preparada para longas viagens. O modelo ainda oferece uma diversidade de dispositivos eletrônicos no pacote, incluindo controle de tração, hill assist, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros
O X da GS
Uma das grandes novidades da R 1300 GS está em sua estética que foi completamente repaginada, apesar de vermos ainda o DNS da herança GS presente no modelo.
Chamado de Matrix LED, o sistema é composto por duas unidades de LED, acompanhadas por mais 4 unidades adicionais para luz diurna e lateral. Segundo a empresa, este novo farol garante uma percepção "ainda melhor do trânsito". Ainda com o advento do opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full se adapta durante curvas de acordo com a inclinação da moto.
Posso dizer que pessoalmente o farol é mais bonito que nas fotos, além de no geral a moto não ter perdido o seu DNA. Quando a vemos temos certeza que se trata de uma GS
Versões, cores e preços
R 1300 GS
A opção de entrada standard chamada de R 1300 GS, somente, custa R$ 99.900 é a mais compacta e oferecida na cor branca (Lightwhite), com destaque para uma aparência mais limpa, além de ter a roda de liga.
R 1300 GS Plus
Na sequência aparece a R 1300 GS Plus por R$ 118.900, também branca, trazendo como alguns diferenciais o coletor de escapamento cromado, preparação para GPS, sistema central de trava, suportes para baús laterais e top case, além de rodas raiadas douradas.
R 1300 GS Trophy
Além do que já vimos na Plus, a R 1300 GS Trophy, que custa R$ 118.900, vem com o sistema de radares (ACC, FCW e SWW) e a cor exclusiva Racing Blue Metallic. O modelo também conta com banco conforto alto (890 mm) e suspensão mais longa esportiva.
R 1300 GS Triple Black
Trazendo a tradicional combinação de tons escuros da BMW, a Triple Black sai por R$ 118.900. Esta versão também conta com os sistemas ACC, FCW e SWW, além do farol Pro e para-brisa eletrônico ajustável. Seu assento é o conforto baixo (800 a 830 mm).
R 1300 GS Option 719 Tramuntana
Topo de linha entre as R 1300 GS, a Option 719 Tramuntana custa R$ 126.900. Esta variante traz o que vimos na Triple Black, mas com a adição de faróis auxiliares, banco conforto (820 a 850 mm) e os detalhes exclusivos de acabamento da 719, que inclui a cor verde Aurelius Green Mettalic.
GS vai se manter no topo?
A cada ano a BMW enfrenta concorrência mais pesada para cima da R 1300 GS. Além da Tiger 1200, temos opções como Harley-Davidson Pan America e Ducati Desert X, mas a marca alemã se mexeu no momento certo. O modelo conseguiu melhorar em alguns aspectos, como leveza e motos, além de manter o DNA da lenda. Certamente deve se manter a líder enter as big trails por mais um bom tempo.
FICHA TÉCNICA - BMW R 1300 GS 2024 |
PREÇO | A partir de R$ 99.900 |
MOTOR | 2 cilindros boxer, 1.300 cc |
DIÂMETRO x CURSO | 106,5 mm x 73 mm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 145 cv a 7.750 rpm |
TORQUE | 149 nm (15,19 kgm) a 6.500 rpm |
CONSUMO | 20,8 km/l (dados Europa) |
TOP SPEED | > 200 km/h |
0 a 100 KM/H | 3,39 segundos |
CÂMBIO | 6 marchas |
TRANSMISSÃO SECUNDÁRIA | Cardã |
CHASSI | Back bone |
COMPRIMENTO | 2.212 mm |
LARGURA | 1.000 mm |
ALTURA | 1.406 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.518 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não informado |
ALTURA DO ASSENTO | 800 - 890 mm |
PESO | 237 kg (90% do tanque completo) |
TANQUE | 19 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Duplo disco semiflutuante de 310 mm, pinça radial de 4 pistões |
FREIO TRASEIRO | Disco de 285 mm, pinça flutuante de 2 pistões |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 R19 |
PNEU TRASEIRO | 170/60 R17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | EVO-Telelever 190 mm (210 mm Trophy) |
SUSPENSÃO TRASEIRA | EVO-Paralever 200mm (220 mm Trophy) |
CORES | Branca, Azul, Preta e Verde |
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