BMW R 1300 GS no Brasil! Produção local começa em fevereiro
Lançamento no mercado nacional será no segundo trimestre de 2024, disse a marca. Modelo é a evolução da R 1250 GS
A BMW R 1300 GS chega ao Brasil no segundo trimestre de 2024, anunciou a fabricante alemã nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. O modelo, no entanto, começa a ser já produzido em Manaus a partir do corrente mês. Nova geração da principal aventureira da marca, a R 1300 GS vai substituir a R 1250 GS.
Entre seus atributos, a nova R 1300 GS pesa 12kg a menos que a antecessora, além de trazer a nova versão do tradicional motor boxer. Com exatamente 1.300 cc, o motor produz uma potência de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Este é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série.
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O que mudou na R 1300 gs?
Além do novo motorzão, a empresa ressalta que a motocicleta ganhou novas suspensões e uma redução significativa de peso. Como grande novidade, a aventureira perdeu o icônico farol dianteiro assimétrico para ganhar nova unidade de LED em formato de X.
Preço da R 1300 GS 2024
A R 1300 GS está foi lançada no exterior com o total de 4 versões até agora: Standard, GS Trophy, Triple Black e Option 719 Tramuntana. O preço da R 1300 GS 2024 parte de 19.100 euros, na Alemanha, o que dá cerca de R$ 102 mil (cotação do dia), em conversão direta, sem considerar outros gastos ou taxas. O valor da R 1300 GS no Brasil ainda não foi divulgado.
Novo motorzão 1.300
A nova R 1300 GS está equipada com motor de exatos 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. De acordo com a fabricante, este é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série. Vale lembrar que a R 1250 GS, por sua vez, tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã.
Para esta nova geração, a BMW buscou alternativas para deixar a R 1300 GS mais leve e isso resultou em redução de peso de 12 kg em relação ao modelo anterior, mas estamos falando ainda de um modelo de 237 kg em ordem de marcha. Para ficar mais compacta que sua antecessora, a moto passou a ter sua caixa de velocidade localizada embaixo do motor e uma nova disposição do eixo de comando, ressaltou a empresa. Seu tanque leva o total de 19 litros.
Top speed e consumo
Em dados divulgados na Europa, a R 1300 GS pode ultrapassar a velocidade máxima (top speed) de 200 km/h. Sobre o consumo, o modelo pode fazer média de 20,8 km/l, segundo o método de medição WMTC.
Suspensões, freios e tecnologia
Como estrutura da R 1300 GS está um novo chassi composto por uma estrutura principal de chapa de aço. Para o quadro traseiro, a empresa criou um novo elemento de alumínio fundido em substituição à antiga peça tubular de aço. Sobre as suspensões, a moto segue com os mesmo conceitos exclusivos da BMW, mas também foi renovada, ganhando a EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na parte de trás.
Os freios contam com ABS (Full Integral Pro) de série, sendo sistema de duplo disco flutuante, de 310 mm, na dianteira, e disco de 285 mm, na traseira. Como esperado, a R 1300 GS segue oferecendo uma diversidade de dispositivos eletrônicos no pacote, incluindo 4 modos de pilotagem, controle de tração, assistente dinâmico de frenagem, controle de cruzeiro dinâmico, entre outros. Há também o ajuste eletrônico dinâmico de suspensão (DSA) e o controle de adaptativo de altura da moto, mas estes como itens opcionais no mercado europeu.
Novo farol dianteiro em X
Uma das grandes novidades da R 1300 GS está em sua estética que foi completamente repaginada, apesar de vermos ainda o DNA da herança GS presente no modelo. Ainda não sabemos como será o visual da R 1300 GS Adventure, mas a R 1300 GS ganhou também um revolucionário farol dianteiro Full LED em forma do X.
Chamado de Matrix LED, o sistema é composto por duas unidades de LED, acompanhadas por mais 4 unidades adicionais para luz diurna e lateral. Segundo a empresa, este novo farol garante uma percepção "ainda melhor do trânsito". Ainda com o advento do opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full se adapta durante curvas de acordo com a inclinação da moto
Versões e cores
Em sua linha vendidas na Europa, a opção de entrada standard é a mais compacta e oferecida na cor branca (Lightwhite), com destaque para uma aparência mais limpa. Para a já conhecida Triple Black, a empresa aposta em tons mais escuros. Na variante GS Trophy, mais esportiva e off-road, a moto ganha a combinação Racing Blue também tradicional da BMW, misturando o azul com inscrições vermelhas e brancas.
Para completar, a fabricante alemã buscou dar um acabamento mais exclusivo para a 719 Tramuntana, que combina rodas de raios cruzados em dourado com uma pintura Verde Aurelius metalizado, além de peças em alumínio.