BMW R 1300 GS Adventure chega com trocas de marchas automáticas e tanque 'imenso'

Aventureira topo de linha tem novo sistema de câmbio automatizado, visual arrojado e 30 litros de capacidade para combustível. Motor boxer rende 145 cavalos
BMW R 1300 GS Adventure 2025

BMW R 1300 GS Adventure 2025 | Imagem: BMW

A BMW R 1300 GS Adventure 2025 foi oficialmente apresentada pela marca nesta sexta-feira, 5 de julho, na Europa. O modelo topo de linha das aventureiras da empresa alemã chega finalmente a sua nova geração, assim como já havia acontecido com a R 1300 GS. Além de motor de 145 cavalos e tanque de 30 litros, a "Rainha das GSs" ganha inédito câmbio automatizado para trocas automáticas de marchas.

O preço da R 1300 GS Adventure 2025 é de a partir de 24.050 euros, o que dá cerca de R$ 142 mil em conversão direta. O modelo certamente chegará ao Brasil como substituta da R 1250 GS Adventure, porém, uma data exata ainda não foi anunciada. Vale lembrar que a R 1300 GS parte de R$ 99.900 no mercado brasileiro. 

BMW R 1300 GS Adventure 2025
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Imagem: BMW

BMW com câmbio automático

Uma das principais novidades da R 1300 GS é o novo sistema chamado de "Automated Shift Assistant" (ASA), algo como "Assistente de troca de marchas automatizado", em tradução livre para português. 

BMW R 1300 GS Adventure 2025
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Imagem: BMW

De acordo com a empresa, a tecnologia automatiza a embreagem por meio de dois atuadores eletromecânicos. Assim, não há a necessidade da alavanca de embreagem para efetuar as trocas. 

BMW R 1300 GS Adventure 2025
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Imagem: BMW

O pedal de câmbio, no entanto, é mantido para utilização no modo M, que funciona como um quickshifter, enquanto no modo D as trocas são totalmente automáticas. A BMW disse que o ASA também estará disponível como opcional para a R 1300 GS no modelo 2025. 

Motor e tecnologia

A exemplo da R 1300 GS, a R 1300 GS Adventure está equipada com o novíssimo motor boxer bicilíndrico, de 1.300 cc, que rende 145 cavalos -- o motor boxer mais poderoso da história da BMW. Esta nova geração também ganhou novo chassi. As suspensões também evoluíram com a dianteira EVO Telelever e a traseira EVO Paralever. 

BMW R 1300 GS Adventure 2025
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Imagem: BMW

Os amortecedores estão equipados com o sistema Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que permite ajustes dinâmicos das molas. Além disso, a aventureira está equipada com o controle de altura adaptável que permite aumentar ou diminuir o curso das suspensões. A moto pode baixar em até 30 mm quando estacionada em ou baixas velocidade.

BMW R 1300 GS Adventure 2025
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Imagem: BMW

Entre os atributos, a R 1300 GS ainda conta com 4 modos de condução, incluindo a opção Enduro, além do sistema de radares. Este dispositivo tecnológico permite controle de cruzeiro dinâmico, inclusive, com função de frenagem de emergência. Além do painel digital bastante completo, com conectividade, a nova Adventure traz também o sistema óptico FULL LED, incluindo o farol em "X" Matrix, além de luzes adicionais como diferenciação à R 1300 GS. 

BMW R 1300 GS Adventure 2025
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Imagem: BMW

Ao todo, a R 1300 GS Adventure está disponível em 4 versões na Europa: Standard, Triple Black, GS Trophy e Option 719 Karakorum. Como outros diferenciais, a "Rainha das GSs" está equipada com rodas raiadas -- 19 na dianteira e 17 na traseira.

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos