BMW R 12 começa a ser produzida no Brasil
Nova cruiser de marca alemã surge como opção estradeira e estilosa. Modelo está equipado com motor boxer de 95 cavalos
A BMW R 12 já começou a ser produzida no Brasil, mais especificamente na fábrica da marca alemã em Manaus. O início das vendas, no entanto, está previsto apenas para setembro deste ano.
O modelo é como uma "irmã menor" da enorme R 18, mas, a R 12 compartilha base, na verdade, com a roadster R Ninet -- está não mais comercializada no país. O preço da R 12 no Brasil ainda não foi revelado pela empresa.
Como é a R 12?
O preço da R 12 2024 é de 15.900 euros na Europa, o que dá cerca de R$ 85 mil em conversão direta, sem considerar outras taxas ou gastos.Assim como na nineT, que também acabou de ser renovada, a R 12 traz como base do motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc, que no passado esteve presente na linha GS.
Enquanto na nineT, um roadster, ele rende 109 cavalos a 7.000 rpm, para a R 12 ele foi recalibrado para entregar outro tipo de pilotagem. O resultado é uma potência máxima de 95 cavalos a 6.500 rpm, ou seja, a BMW priorizou o funcionamento em baixos giros, o que deve deixar a R 12 com arrancadas mais impactantes. Isso lembra o que vemos na R 18, por exemplo.
Para esta nova linha 2024, as R 12 ganharam novo chassi com estrutura tubular inteiriça em aço, deixando para trás a estrutura anterior que possuía quadro principal e também o traseiro.
Uma cruiser despojada
A nova R 12 2024 conta com uma instrumentação simples, dotada de painel com poucas indicações. Seu tanque é de aço, inspirado nas BMW /5 dos anos 1970. Sua roda dianteira é 19 polegadas, enquanto quem faz o papel na traseira é uma roda de 16 polegadas.
As suspensões, por sua vez, são compostas de garfos telescópicos invertidos na dianteira e braço oscilante Paralever com amortecedor traseiro agora dispostos em ângulo com amortecimento revisado em função do curso. Para a frenagem, a R 12 possui pinças de freio monobloco de 4 pistões montadas radialmente, linhas de freio flexíveis em aço e discos de freio flutuantes de 310 mm.
Os freios ABS são do tipo Pro, desenvolvidos também para atuação em curvas. Há também os modos de pilotagem "Rain", "Road" e "Dynamic" na R 12 nineT e "Roll" e "Rock" na R 12, além do DTC (Dynamic Traction Control) e controle de torque de arrasto do motor.
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