BMW R 12 2025 já está no Brasil; saiba preços
Com visual nostálgico, moto tem motor boxer de 95 cavalos e tecnologia embarcada; conheça
A BMW R 12 2025 já está no Brasil. O modelo é uma nova opção custom/cruiser da marca a desembarcar no país se juntando com a R 18. A moto traz como base o conhecido motor boxer 1200 que já foi da linha GS, mas retrabalhado para seu estilo próprio.
A R 12 2025 tem 3 versões disponíveis, com diferentes cores e também equipamentos. Veja os preços da linha:
- R 12: R$ 89.900
- R 12 Cruiser: R$ 94.900
- R 12 Option 719: R$ 105.900
Como é a R12?
A R 12 é considerada uma versão menor da "imensa" R 18, embora compartilhe a plataforma com a roadster R Ninet, que já não é mais vendida no país. A R 12 é equipada com o famoso motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc, anteriormente presente na linha GS.
Enquanto na R Ninet o motor gera 109 cavalos a 7.000 rpm, na R 12 ele foi ajustado para entregar uma experiência de pilotagem diferente, com potência máxima de 95 cavalos a 6.500 rpm. A recalibração prioriza o desempenho em baixas rotações, resultando em uma resposta mais forte nas arrancadas, característica também observada na R 18.
O torque máximo é de 110 nm (11,2 kgfm) a 6.000 rpm. Seu câmbio é de 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por eixo cardã. De acordo com dados divulgados na Europa, a R 12 tem velocidade máxima de 203 km/h, ao passo que o consumo médio é de 19,6 km/l.
Estilo clássico, mas com tecnologia
A linha 2024 da R 12 traz um novo chassi tubular de aço, abandonando a estrutura anterior que separava o quadro principal e o traseiro. O adota um estilo minimalista, com um painel diminuto e tanque de aço (14,5 litros) inspirado nas BMW /5 da década de 1970. A roda dianteira tem 19 polegadas, enquanto a traseira conta com uma roda de 16 polegadas.
As suspensões são formadas por garfos telescópicos invertidos na dianteira e um braço oscilante Paralever com monoamortecedor traseiro -- ambos com 90 mm de curso. O sistema de frenagem inclui pinças monobloco de 4 pistões montadas radialmente, discos de 310 mm e flexíveis de aço.
A motocicleta também vem equipada com freios ABS Pro, otimizados para curvas, e oferece modos de pilotagem "Roll" e "Rock" na R 12. O modelo também inclui controle de tração dinâmico (DTC) e controle de torque de arrasto do motor.
Diferenças entre as versões
A R 12 standard na cor preto traz de série itens como ABS, controle de tração, controle de pressão dos pneus, painel TFT de 2,5 polegadas, chave presencial, tomada 12V, suporte para smartphone, entre outros.
Como diferenciais, a partir da Cruiser estão presentes assistente de partida em subida, troca de marchas Pro, controle de velocidade cruzeiro e manoplas aquecidas -- oferecida na cor vermelho.
Por sua vez, a topo de linha R 12 Option 719 tem pintura cinza, além de ser a mais completa com alarme anti-furto, banco option 719, rodas raiadas option 719, acabamentos fresados e kit passageiro.
MAIS DO MUNDO MOTO