BMW R 12 2024: surge uma nova cruiser alemã!
Equipada com motor boxer de 1.170 cc, de 95 cavalos, modelo oferece estilo clássico, mas com pacote tecnológico; conheça
A BMW R 12 2024 foi oficialmente apresentada pela empresa na Europa. O modelo surge como uma irmã menor da R 18 mostrando mais uma iniciativa da marca alemã no território da Harley-Davidson. Esta nova moto custom divide a base com a R 12 nineT, mas é classificada pela empresa como uma "cruiser clássica".
O preço da R 12 2024 é de 15.900 euros, o que dá cerca de R$ 85 mil em conversão direta (cotação do dia), sem considerar outras taxas ou gastos.Assim como na nineT, que também acabou de ser renovada,a R 12 traz como base do motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc, que no passado esteve presente na linha GS.
Enquanto na nineT, um roadster, ele rende 109 cavalos a 7.000 rprm, para a R 12 ele foi recalibrado para entregar outro tipo de pilotagem. O resultado é uma potência máxima de 95 cavalos a 6.500 rpm, ou seja, a BMW priorizou o funcionamento em baixos giros, o que deve deixar a R 12 com arrancadas mais impactantes. Isso lembra o que vemos na R 18, por exemplo.
Para esta nova linha 2024, as R 12 ganharam novo chassi com estrutura tubular inteiriça em aço, deixando para trás a estrutura anterior que possuía quadro principal e também o traseiro.
Uma cruiser despojada
A nova R 12 2024 conta com uma instrumentação simples, dotada de painel com poucas indicações. Seu tanque é de aço, inspirado nas BMW /5 dos anos 1970. Sua roda dianteira é 19 polegadas, enquanto quem faz o papel na traseira é uma roda de 16 polegadas.
As suspensões, por sua vez, são compostas de garfos telescópicos invertidos na dianteira e braço oscilante Paralever com amortecedor traseiro agora dispostos em ângulo com amortecimento revisado em função do curso. Para a frenagem, a R 12 possui pinças de freio monobloco de 4 pistões montadas radialmente, linhas de freio flexíveis em aço e discos de freio flutuantes de 310 mm.
Os freios ABS são do tipo Pro, desenvolvidos também para atuação em curvas. Há também os modos de pilotagem "Rain", "Road" e "Dynamic" na R 12 nineT e "Roll" e "Rock" na R 12, além do DTC (Dynamic Traction Control) e controle de torque de arrasto do motor.
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