BMW GS 1300 chega ao Brasil em 2024! Saiba detalhes

Evolução da R 1250 GS, moto ganhou motor mais potente, ficou mais tecnológica, além de ter redução do peso. Conheça a nova aventureira
BMW R 1300 GS 2024

BMW R 1300 GS 2024 | Imagem: BMW

A BMW R 1300 GS está confirmada para chegar ao Brasil em 2024. Segundo apuramos com a divisão da Motorrad no país, o mais novo lançamento global da empresa desembarca no país no próximo ano como sucessora da atual R 1250 GS. Para o modelo 2024, a grande aventureira da marca passou por uma renovação total chegando a uma nova geração. 

Entre as novidades da moto estão o inédito motor de 1.300 cc que rende 145 cavalos de potência, além de um chassi completamente novo que deixou a moto 12 kg mais leve. Veja os detalhes em vídeo:

 

Mais tecnológica

Para a R 1300 GS 2024 a empresa realizou avanços nos dispositivos eletrônicos para as suspensões. O conhecido Dynamic ESA Next Generation, que cuidava dos ajustes eletrônicos dos amortecedores da R 1250 GS, evoluiu para o DAS (Dynamic Suspension Adjustment). Este novo sistema combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno.
BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW
 
Este elemento eletrônico trabalha dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno regula compensação de carga. O DAS é oferecido como opcional na Europa. Outro avanço importante está no novo farol de LED em X da moto (veja mais detalhes sobre isso e mais tecnologias da GS neste link). 

Qual o preço da nova R 1300 GS?

A R 1300 GS está sendo lançada no exterior com o total de 4 versões até agora: Standard, GS Trophy, Triple Black e Option 719 Tramuntana. O preço da R 1300 GS 2024 parte de 19.100 euros, na Alemanha, o que dá cerca de R$ 102 mil (cotação do dia), em conversão direta, sem considerar outros gastos ou taxas.
BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Motor e potência

A nova R 1300 GS está equipada com motor de exatos 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. De acordo com a fabricante, este é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série. Vale lembrar que a R 1250 GS, por sua vez, tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feit

O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã. Para esta nova geração, a BMW buscou alternativas para deixar a R 1300 GS mais leve e isso resultou em redução de peso de 12 kg em relação ao modelo anterior, mas estamos falando ainda de um modelo de 237 kg em ordem de marcha. Para ficar mais compacta que sua antecessora, a moto passou a ter sua caixa de velocidade localizada embaixo do motor e uma nova disposição do eixo de comando, ressaltou a empresa. Seu tanque leva o total de 19 litros. 

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a BMW R 1300 GS

BMW R 1300 GS

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos