'Baby BMW RR' vai à China depois da Índia; Brasil está fora do radar
G 310 RR é nova moto de baixa cilindrada da marca alemã, ao lado de G 310 GS e G 310 R. Pequena esportiva é feita na Índia em parceria com a TVS
Depois de ser lançada na Índia, onde é produzida em parceria com a TVS, a BMW G 310 RR já tem um próximo destino: o mercado chinês. Por ora, o 3º produto da linha de baixa cilindrada da marca alemã, juntamente à G 310 GS e G 310 R, não está com previsão de chegada ao Brasil.
Com a produção do modelo feita na fábrica de TVS de Hosur, em Chennai, na Índia, a "Baby BMW RR" divide a mesma plataforma com a Apache RR 310, da TVS, que no Brasil vende seus produtos em parceria com a Dafra. Markus Mueller-Zambre, chefe da BMW Motorrad para Ásia, China, Pacífico e África, disse que as vendas da G 310 RR na China começam no 2º trimestre de 202, em entrevista ao jornal "Times of India".
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No Brasil, a BMW Motorrad já informou ao MOTOO que não há chance de o modelo vir ao país neste momento. Os modelos esportivos não têm conseguido obter grandes sucessos no mercado brasileiro, ainda mais na baixa cilindrada, ao contrário das trail, como a G 310 GS, por exemplo. Isso pode fazer a marca alemã levar algum tempo para decidir se a G 310 RR pode se encaixar por aqui algum dia.
Como é a G 310 RR?
Desenvolvida em parceria com a TVS na Índia, onde também é fabricada, a G 310 RR faz sua estreia primeiro no mercado indiano com valor 285.000 rúpias, o que dá cerca de R$ 19.350 em conversão direta para a moeda brasileira, sem considerar taxas de importação ou produção local. Por lá, a G 310 RR chegou mais acessível que a G 310 GS, que custa a partir de 310.000 rúpias, porém, é mais barata que a G 310 R, modelo que sai por 270.000 rúpias. VEJA VÍDEO PROMOCIONAL DA BMW:
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Se no futuro desembarcar no Brasil, poderia também ficar como um meio-termo, se posicionando na faixa de R$ 34.990 (preço da R) e R$ 37.990 (preço da GS) - valores de julho de 2022.
Motor e atributos
Como esperado, a G 310 RR traz o mesmo motor de 1 cilindro visto nos outros modelos de baixa cilindrada da marca alemã - e também na TVS Apache RR 310. Aliás, as semelhanças com o modelo da fabricante indiana são bastante nítidas. Na RR, o monocilíndrico rende 34 cavalos a 9.700 rpm e 27 Nm de torque a 7.500 rpm.
Isso significa que a potência máxima aparece em giro mais alto que nas G 310 R e G 310 GS vendidas no Brasil - nesse caso, o pico é atingido mais cedo, em 9.250 rpm. A G 310 RR conta com acelerador eletrônico e 4 modos de potência: Track, Urban, Sport e Rain, que influem no funcionamento do motor e do ABS.
ecirc;ncia máxima cai para 28,5 cavalos, sendo indicada para uma condução mais suave. A velocidade máxima da moto é de 160 km/h, mas fica reduzida a 125 km/ também nestes dois modos menos esportivos. Tudo pode ser controlado por meio do painel da G 310 RR, que possui um inusitado formato vertical que lembra smartphone.
FICHA TÉCNICA - BMW G 310 RR |
PREÇO | A partir de 285.000 rúpias |
MOTOR | 1 cilindro, 313 cc, refrigeração líquida |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 34 cavalos a 9.700 rpm |
TORQUE | 27 Nm a 7.500 rpm |
CONSUMO | 30,3 km/l |
DIÂMETRO x CURSO | 80 mm x 62.1 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.001 mm |
LARGURA | 767 mm |
ALTURA | 1.135 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.830 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não divulgada |
ALTURA DO ASSENTO | 811 mm |
PESO | 174 kg |
TANQUE | 12 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm, 4 pistões |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm, pistão simples |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 R 17 |
PNEU TRASEIRO | 150/60 R 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo invertido, 41 mm, e 140 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Braço oscilante duplo com mola de 119 mm |
CORES | Tricolor e preta |
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