BMW F 900 GS chega 'invocada' para disputa com a Tiger 900
Nova geração da moto, que substitui a F 850 GS, ganha visual inédito e está mais off-road do que nunca. Motor ganhou potência, chegando a 90 cv, mas ficou abaixo dos 105 cv da versão europeia
A BMW F 900 GS está perto de chegar ao Brasil para a disputa com a Triumph Tiger 900. O lançamento foi anunciado no Festival Interlagos 2024, juntamente com F 900 GS Adventure, F 800 GS e R 12. A aventureira da marca ficou mais "invocada" com visual inédito além de ter ganhado motor maior e mais potente.
O preço da F 900 GS no Brasil ainda não foi divulgado, mas a chegada ao mercado nacional deve acontecer nas próximas semanas. De acordo com a empresa, o modelo, inclusive, já começou a ser produzida em Manaus com suas "irmãs" F 800 GS e F 900 GS Adventure.
Motor mais potente
Uma das evoluções de F 900 GS está no aumento do motor. Herdado da F 900 XR e F 900 R, este novo propulsor passou de 853 cc para 895 cc. Sua potência subiu para 90 cavalos a 8.500 rpm, ficando com 10 cavalos a mais do que na F 850 GS no Brasil. Porém, o bicilíndrico ficou com desempenho abaixo do visto nas especificações europeias.
No Velho Continente a F 900 GS, assim como a F 900 GS Adventure, contam com motor de 105 cavalos. Em um primeiro momento não temos informações sobre o motivo desta alteração, mas em casos no passado isso ocorreu devido às regras de emissões e ruídos do Brasil.
De acordo com a empresa, o novo motor possui uma entrega de torque mais completa e melhor aceleração. O torque, por sua vez, agora é de 92 nm a 6.750 rpm -- 6 a mais do que no modelo anterior.
Mais leve e radical
Entre as diversas alterações empregadas nesta nova geração, a F 900 GS contou com uma redução de peso de 14 kg -- tem o total de 226 kg. Parte desta enxugada vem do novo tanque de combustível de plástico que ajudou a reduzir 4,5 kg do peso total. O tanque tem 14,5 litros. Outra novidade importante para o modelo é a introdução do novo farol dianteiro de LED.
Desse modo, a empresa deixou de lado o farol assimétrico na F 900 GS, apesar de manter este estilo em F 800 GS e F 900 GS Adventure. A motocicleta tem sistema FULL LED e painel TFT de 6,5 polegadas com conectividade, além de conectividade com smartphone.
O chassi da F 900 GS parece estar mais preparado para off-road do que nunca, com um conjunto mais esguio. Com freios ABS, o modelo tem parrudo garfo invertido, de 43 mm de diâmetro, com de 230 mm na dianteira e manualmente ajustável. Na traseira a moto tem amortecedor central WAD de 215 mm, ajustável hidraulicamente.
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