BMW celebra 40 anos da família GS
Linha de motos aventureiras da divisão Motorrad da marca bávara teve início há quatro décadas com a primeira R 80 GS
Se hoje é difícil imaginar a BMW Motorrad sem a linha de motocicletas aventureiras da família GS, é porque completam-se 40 anos desde a introdução dessa família de produtos. O sucesso é tanto que a atual R 1250 GS foi a moto mais vendida da empresa no Brasil não só no mês passado como também no acumulado de 2020.
A primeira motocicleta da linha GS foi apresentada pela BMW na França no segundo semestre de 1980. Foi aí que a R 80 GS foi introduzida aos mercados europeus. Era a primeira vez que a marca bávara mesclava as necessidades de quem usa a moto no dia a dia com as de quem gosta de praticar off-road. A sigla GS, inclusive, vem do alemão “Gelände Strasse”, ou “campo e estrada” na tradução direta.
Como manda a tradição da BMW, a R 80 GS trazia um motor de dois cilindros contrapostos e alimentado por dois carburadores. Ele rendia 50 cv de potência e 5,7 kgfm de torque, suficiente para uma velocidade máxima declarada de 180 km/h. Com um tanque de 20 litros, prometia uma autonomia de até 400 km. Em 1981, a BMW R 80 GS foi a vencedora do Rali Paris-Dakar nas mãos do piloto francês Hubert Auriol.
No Brasil, os modelos da família GS começaram a ser produzidos localmente em 2009, com a G 650 GS. Em 2019 BMW Motorrad celebrou a marca de 60.000 unidades fabricadas em sua fábrica no Brasil com a produção de uma F 850 GS. Ainda no ano passado, a atual R 1250 GS, herdeira direta da R 80 GS, ganhou sua mais recente geração. Para quem quiser saber mais sobre a história da família GS, a marca disponibilizou um livro virtual que pode ser acessado por meio deste link.