A scooter BMW que tem 'compartimento canguru'; impressões

Andamos na nova C 400 X 2024 que traz pacote interessante e motor de 34 cavalos. Será uma boa opção para o dia-dia?
BMW C 400 X 2024

BMW C 400 X 2024 | Imagem: Rafael Miotto

A BMW C 400 X 2024 já está disponível no Brasil como uma nova opção de scooter. O modelo marca o retorno da empresa alemã a este segmento por aqui, no qual estava ausente nos últimos anos. Interessado em comprar uma? Tivemos nosso primeiro contato com a scooter e vamos contar os detalhes.

O preço da C 400 X 2024 é de R$ 54.900, na opção standard, e vai para R$ 59.900, na variante topo de linha C 400 S Sport, que foi a que rodamos. Vamos contar então sobre desempenho, motor, comportamento e como é andar nesta scooter. 

Saiba mais sobre a C 400 X em vídeo:

Uma scooter espertinha

A BMW C 400 X é um modelo de visual esguio. Certamente, a pintura branca, com detalhes vermelho e azul, da Sport deixa esta scooter mais atraente. Apesar do peso avantajado, de 226 kg, como é comum para scooters, o modelo é bem "espertinho" nas acelerações e retomadas.

Ela está equipada com motor monocilíndrico de 350cc, que é capaz de chegar a potência máxima de 34 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 35 nm a 5.750rpm, utilizando gasolina. Sua transmissão é automática do tipo CVT (continuamente variável).

BMW C 400 X 2024
BMW C 400 X 2024
Imagem: Rafael Miotto

Nos deslocamentos que fizemos, tanto na cidade como na estrada, este propulsor se mostrou bem adequado ao modelo. Não vibra em excesso, além de garantir uma tocada suave, mas não espere algum tipo de tocada mais esportiva com ele. 

Para salvar em qualquer possibilidade de derrapagem nas acelerações, o modelo está equipado com sistema de controle de tração. Os freios, por sua vez, são a disco nas duas rodas e também com ABS de dois canais. 

BMW C 400 X 2023
BMW C 400 X 2023
Imagem: Rafael Munhoz / MOTOO

Scooter aventureira?

Um dos detalhes mais chamativos da C 400 X é o desenho de seu farol dianteiro com DRL, de estilo assimétrico, ou seja, com cada lado de um tamanho. Esse stilo é oriundo da linha GS. Seria então a scooter uma pequena aventureira? Eu diria que não, sendo o seu foco o asfalto.

BMW C 400 X 2024
BMW C 400 X 2024
Imagem: Rafael Miotto

Apesar do visual levemente ADV, o modelo não tem as pretensões de ser uma scooter ao estilo da Honda X-ADV, por exemplo. No entanto, as suspensões estão bem preparadas para absorção de impactos presentes na cidade. 

Com rodas de 15 polegadas, na dianteira, e 14 polegadas, na traseira, a C 400 X mostra que sua maior vocação é realmente asfáltica. Mesmo assim, durante o nossa avaliação, a C 400 X se destacou pelo conforto proporcionado acima da média para este segmento. 

BMW C 400 X 2023
BMW C 400 X 2023
Imagem: Rafael Munhoz / MOTOO

Bem equipada

O pacote da C 400 X inclui também sistema de iluminação todo de LED, além de chave no tipo presencial (keyless). Algo diferente visto na scooter é o seu compartimento interno ao "estilo canguru". Chamado de Flex Case, o baú pode ser expandido quando a moto está estacionada.

É uma ideia simples, porém bastante eficiente e efetiva. Isso deixa a C 400 X mais compacta para rodagem, enquanto tem um amplo espaço para carga quando parada. Vale ressaltar que ainda há espaço para guardar intem embaixo do assento mesmo durante a locomoção. 

BMW C 400 X 2023
BMW C 400 X 2023
Imagem: BMW

Como diferenciação, além da pintura, a C 400 X Sport traz painel TFT com conectividade e diversas funções, incluindo navegação. Tudo por ser controlado por meio da famosa "roldana" BMW no pulso esquerdo, já conhecida de outros modelos da linha.

De série, em ambas versões, o modelo ainda traz bolha dianteira com boa proteção aerodinâmica e entrada USB no porta-objetos. O modelo é bem equipado, mas a Sport leva certamente uma vantagem em relação à variante standard.

BMW C 400 X 2023
BMW C 400 X 2023
Imagem: BMW

Mercado e concorrentes

A C 400 X certamente oferece um conjunto atraente com boa performance, versatilidade e pacote tecnológico. Dentro do mercado brasileiro a opção mais similar é a Honda Forza 350 (R$ 48.247), além de Dafra Maxsym 400 (R$ 37.990), mas em faixas de preço distantes da BMW.

BMW C 400 X 2023
BMW C 400 X 2023
Imagem: Rafael Munhoz / MOTOO

A Forza 350, por exemplo, já ficou mais tecnológica no exterior, enquanto a Maxsym 400 também já tem uma nova geração fora do país. Assim, a C 400 X acaba se descolando um pouco. Seu valor ficou realmente alto, mas também não conta com concorrentes diretos.

Certamente irá agradar a quem ela "cabe no bolso", além de ser uma interessante opção, por exemplo, aos donos de GS que deseja um veículo de mobilidade para usar durante a semana. 

BMW C 400 X 2023
BMW C 400 X 2023
Imagem: Rafael Munhoz / MOTOO

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

 

FICHA TÉCNICA 

BMW C 400 X 2024

PREÇO  A partir de R$ 54.900
MOTOR 1 cilindro, 350 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica 
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA 34 cv a 7.500 rpm
TORQUE 35 nm a 6.750 rpm 
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 80 mm x 69,6 mm
CÂMBIO CVT automático 
COMPRIMENTO 2.210 mm
LARGURA 835 mm
ALTURA 1.305 mm
ENTRE-EIXOS 1.565 mm
DISTÂNCIA DO SOLO Não informado
ALTURA DO ASSENTO 775 mm
PESO 226 kg
TANQUE 12,8 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO 2 discos, 265 mm
FREIO TRASEIRO Disco, 265 mm
PNEU DIANTEIRO 120/70 R15
PNEU TRASEIRO 150/70 R14
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico, 
35 mm de diâmetro
SUSPENSÃO TRASEIRA Braço oscilante duplo em alumínio, dois amortecedores, ajuste da pré-carga da mola​
CORES Preto ou branco
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a BMW C 400 X

BMW C 400 X

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos