A scooter BMW que tem 'compartimento canguru'; impressões
Andamos na nova C 400 X 2024 que traz pacote interessante e motor de 34 cavalos. Será uma boa opção para o dia-dia?
A BMW C 400 X 2024 já está disponível no Brasil como uma nova opção de scooter. O modelo marca o retorno da empresa alemã a este segmento por aqui, no qual estava ausente nos últimos anos. Interessado em comprar uma? Tivemos nosso primeiro contato com a scooter e vamos contar os detalhes.
O preço da C 400 X 2024 é de R$ 54.900, na opção standard, e vai para R$ 59.900, na variante topo de linha C 400 S Sport, que foi a que rodamos. Vamos contar então sobre desempenho, motor, comportamento e como é andar nesta scooter.
Saiba mais sobre a C 400 X em vídeo:
Uma scooter espertinha
A BMW C 400 X é um modelo de visual esguio. Certamente, a pintura branca, com detalhes vermelho e azul, da Sport deixa esta scooter mais atraente. Apesar do peso avantajado, de 226 kg, como é comum para scooters, o modelo é bem "espertinho" nas acelerações e retomadas.
Ela está equipada com motor monocilíndrico de 350cc, que é capaz de chegar a potência máxima de 34 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 35 nm a 5.750rpm, utilizando gasolina. Sua transmissão é automática do tipo CVT (continuamente variável).
Nos deslocamentos que fizemos, tanto na cidade como na estrada, este propulsor se mostrou bem adequado ao modelo. Não vibra em excesso, além de garantir uma tocada suave, mas não espere algum tipo de tocada mais esportiva com ele.
Para salvar em qualquer possibilidade de derrapagem nas acelerações, o modelo está equipado com sistema de controle de tração. Os freios, por sua vez, são a disco nas duas rodas e também com ABS de dois canais.
Scooter aventureira?
Um dos detalhes mais chamativos da C 400 X é o desenho de seu farol dianteiro com DRL, de estilo assimétrico, ou seja, com cada lado de um tamanho. Esse stilo é oriundo da linha GS. Seria então a scooter uma pequena aventureira? Eu diria que não, sendo o seu foco o asfalto.
Apesar do visual levemente ADV, o modelo não tem as pretensões de ser uma scooter ao estilo da Honda X-ADV, por exemplo. No entanto, as suspensões estão bem preparadas para absorção de impactos presentes na cidade.
Com rodas de 15 polegadas, na dianteira, e 14 polegadas, na traseira, a C 400 X mostra que sua maior vocação é realmente asfáltica. Mesmo assim, durante o nossa avaliação, a C 400 X se destacou pelo conforto proporcionado acima da média para este segmento.
Bem equipada
O pacote da C 400 X inclui também sistema de iluminação todo de LED, além de chave no tipo presencial (keyless). Algo diferente visto na scooter é o seu compartimento interno ao "estilo canguru". Chamado de Flex Case, o baú pode ser expandido quando a moto está estacionada.
É uma ideia simples, porém bastante eficiente e efetiva. Isso deixa a C 400 X mais compacta para rodagem, enquanto tem um amplo espaço para carga quando parada. Vale ressaltar que ainda há espaço para guardar intem embaixo do assento mesmo durante a locomoção.
Como diferenciação, além da pintura, a C 400 X Sport traz painel TFT com conectividade e diversas funções, incluindo navegação. Tudo por ser controlado por meio da famosa "roldana" BMW no pulso esquerdo, já conhecida de outros modelos da linha.
De série, em ambas versões, o modelo ainda traz bolha dianteira com boa proteção aerodinâmica e entrada USB no porta-objetos. O modelo é bem equipado, mas a Sport leva certamente uma vantagem em relação à variante standard.
Mercado e concorrentes
A C 400 X certamente oferece um conjunto atraente com boa performance, versatilidade e pacote tecnológico. Dentro do mercado brasileiro a opção mais similar é a Honda Forza 350 (R$ 48.247), além de Dafra Maxsym 400 (R$ 37.990), mas em faixas de preço distantes da BMW.
A Forza 350, por exemplo, já ficou mais tecnológica no exterior, enquanto a Maxsym 400 também já tem uma nova geração fora do país. Assim, a C 400 X acaba se descolando um pouco. Seu valor ficou realmente alto, mas também não conta com concorrentes diretos.
Certamente irá agradar a quem ela "cabe no bolso", além de ser uma interessante opção, por exemplo, aos donos de GS que deseja um veículo de mobilidade para usar durante a semana.
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
FICHA TÉCNICA |
BMW C 400 X 2024 |
PREÇO | A partir de R$ 54.900 |
MOTOR | 1 cilindro, 350 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 34 cv a 7.500 rpm |
TORQUE | 35 nm a 6.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 80 mm x 69,6 mm |
CÂMBIO | CVT automático |
COMPRIMENTO | 2.210 mm |
LARGURA | 835 mm |
ALTURA | 1.305 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.565 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não informado |
ALTURA DO ASSENTO | 775 mm |
PESO | 226 kg |
TANQUE | 12,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | 2 discos, 265 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco, 265 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 R15 |
PNEU TRASEIRO | 150/70 R14 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico, 35 mm de diâmetro |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Braço oscilante duplo em alumínio, dois amortecedores, ajuste da pré-carga da mola |
CORES | Preto ou branco |