Biz 125 2025: preço, fotos e ficha técnica
Saiba o que mudou na moto Honda, que é uma das mais vendidas no país
A Honda Biz 125 2025 é um dos lançamentos mais importantes do ano no mercado de motos do Brasil. Estamos falando de um dos modelos mais vendidos do país, ficando atrás somente da CG 160. Para esta nova temprada o veículo ganhou novo motor, além de mudanças no design e uma importante modificação no sistema de freios.
Agora disponível em duas versões, a Biz 125 deixa de oferecer a opção de 110 cc.
Veja lista de preços da Honda Biz 125 2025:
- Biz 125 ES (Essential): R$ 12.000
- Biz 125 EX (Exclusive): R$ 14.970
Alteração nos freios e estrutura
Uma das principais mudanças na Biz 125 2025 é a remoção do pedal de freio, substituído por um manete no lado esquerdo do guidão, responsável pela frenagem traseira. Essa alteração aproxima o modelo do funcionamento das scooters, que geralmente possuem freios dessa maneira. Saiba mais em vídeo:
O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 mm na dianteira e na traseira (20 mm a mais que a antiga Biz 110). Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 mm na dianteira e um tambor traseiro de 131 mm (21 mm a mais que na versão 2024).
A versão ES possui rodas raiadas de 17 polegadas na frente e 14 polegadas na traseira, equipadas com pneus Michelin Pilot Street 2 com câmara. A versão EX, por sua vez, conta com rodas de liga-leve e pneus sem câmara, também Pilot Street 2, com um pneu dianteiro mais largo.
O peso da Biz 125 ES é de 96 kg a seco, o mesmo que a EX, que ficou 4 kg mais leve em comparação à Biz 125 2024. Estruturalmente, a Honda também revisou o chassi, agora com um quadro monobloco de aço e tubo de secção quadrada, projetado para aumentar a resistência e rigidez.
Cores, painel e conectividade
A Biz 125 ES 2025 estará disponível no Brasil a partir de setembro nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX terá opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série.
O painel também foi renovado, com diferenças entre as versões, mas ambos são digitais. O painel da EX é mais moderno, do tipo "blackout", com fundo escuro. Ambos os visores incluem hodômetro parcial e total, velocímetro, nível de combustível, além de indicador de consumo e marcha engatada.
Outras novidades incluem um novo compartimento aberto para objetos na parte traseira do escudo frontal e uma entrada USB-C ao lado da ignição. O espaço sob o assento foi redesenhado para acomodar melhor os objetos, e a abertura do assento foi simplificada: ao girar a chave, o banco se levanta automaticamente, sem a necessidade de usar as duas mãos.
Motor e potência
A Biz 125 2025 recebe um motor atualizado, com 123,9 cc, ligeiramente menor do que o da versão anterior de 124,9 cc, mas com base nova, semelhante à da Pop 110 2025. Esse motor foi ajustado para atender às exigências da nova fase do Promot 5, que entra em vigor em 2025. A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm (anteriormente 9,2 cavalos), enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm, em comparação com os 1,04 kgfm da versão anterior.
Consumo e velocidade máxima
O motor Flex da Biz EX e a versão a gasolina da Biz ES oferecem velocidade máxima de 95,8 km/h para a ES e 95,6 km/h (etanol) ou 97,3 km/h (gasolina) para a EX. O consumo urbano médio é de 62,8 km/l, com autonomia de 314 km.
A transmissão permanece a mesma, com câmbio semi-automático de 4 marchas e sem manete de embreagem. A troca de marchas é rotativa, permitindo passar diretamente para o neutro ao chegar na 4ª marcha, mas apenas com a moto parada. A Biz 125 2025 também recebeu uma nova corrente 420, substituindo a 428, para reduzir a perda de energia por atrito.