Benelli apresenta a nova esportiva 302R
Equivalente da marca italiana à Yamaha R3 é apresentada no mercado asiático. Marca é comandada pela chinesa Qianjiang
Apesar de uma das mais tradicionais marcas italianas, a Benelli é pouco conhecida dos brasileiros. Há alguns anos sob a direção da gigante chinesa Qiajiang Motors, a montadora europeia se especializou em modelos de cilindrada menor na Ásia e vem conquistando um público com aspirações mais premium, principalmente na Índia.
Agora, a marca renovou a Benelli 302R para a Europa e para a Ásia. A esportiva de entrada seria comparável a motos como Yamaha R3 ou Kawasaki Ninja 400 no Brasil, dado seu porte. Na China, a novidade da montadora italiana tem preços partindo de 29.800 yuans, ou cerca de R$ 25,8 mil na conversão direta da moeda.
Um dos principais desafios da Benelli com a nova 302R foi a questão ambiental, uma vez que a moto precisaria atender não só às normas BS6 indianas, como também às regras mais restritas Euro 5 da Europa. Além disso, a pequena esportiva trocou os antigos faróis halógenos por lâmpadas de LED e ganhou um painel de instrumentos digital e colorido com tela de TFT.
Na ciclística, a novidade recebeu dois novos discos de freio na dianteira, onde a suspensão é composta por um garfo telescópico invertido. A marca diz ter conseguido reduzir o peso da 302R para 182 kg, ou 22 kg a menos. O motor permanece sendo um bicilíndrico paralelo de 302 cm² (daí o nome da moto), mas para atender às regras de emissões, perdeu um pouco de potência, entregando 34 cv. Tal propulsor chegou a ser cotado para equipar a Harley-Davidson mais barata que está sendo desenvolvida em parceria com a Qianjiang, mas tal moto deve manter a configuração em V tradicional da marca norte-americana.