Bajaj em 1 ano de Brasil: como foi o desempenho da gigante indiana
Uma das maiores fabricantes de motos do mundo, marca completa primeiros 12 meses no país. Saiba como foram as vendas e como está a expansão de concessionárias
A Bajaj completa 1 ano de vendas no Brasil nesta sexta-feira, 15 de dezembro. Como foi o desempenho da gigante indiana neste período? Em levantamento feito pelo MOTOO, com base nos dados da associação das concessionárias, a Fenabrave, mostra que a empresa comercializou mais de 3,7 mil motos no Brasil.
Entre 15 de dezembro de 2022 até 14 de dezembro de 2023 foram 3.761 motos registradas, segundo dados preliminares de emplacamentos obtidos por nossa equipe. Ainda no ano passado, 25 unidades foram emplacadas, enquanto o restante, 3.736 motos, são relacionadas a 2023.
Segundo a fabricante, os dados compilados são de mais de 3,8 mil unidades já vendidas, ou seja, que devem em breve constar nos dados oficiais.
VEJA TAMBÉM:
- HYMALAYAN 450: impressões com a nova Royal Enfield
- 7 Galo: exemplar de rara moto Honda dos anos 80 bate nos R$ 150 mil
Para 2024 há expectativa de que a Bajaj possa aumentar esse volume no Brasil, sobretudo devido à inauguração de sua fábrica em Manaus. Já em construção, a unidade fabril terá capacidade máxima de 20 mil unidades por ano. Esta será a primeira fábrica da gigante indiana fora da Índia. Atualmente, a montagem de Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400 é feita em parceria com a Dafra.
"[...] A ótima aceitação estimulou o investimento da matriz na nossa fábrica no País, que será inaugurada já em 2024 [..], disse Waldyr Ferreira, managing director da Baja do Brasil.
12º lugar no Brasil
Reconhecidamente, a Bajaj sempre figura entre as maiores fabricantes de motos do mundo. No atual ano fiscal (FY), que compreende entre abril e novembro de 2023 até agora, a empresa já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades pelo mundo, segundo dados do portal Rush Lane. Como o desempenho atual no Brasil, a empresa se apresenta na 12ª posição de vendas em nosso país.
VEJA RANKING DE MARCAS NO BRASIL
Dominar 400 é a best-seller
Os dados de emplacamentos mostram que a D400 é absolutamente a mais vendida da Bajaj no Brasil. Veja como ficou a disputa interna até agora, desde dezembro de 2022 (em unidades):
DOMINAR 400 | 2.562 |
DOMINAR 200 | 776 |
DOMINAR 160 | 425 |
Expansão da rede de concessionárias
Além da fábrica que terá no Brasil, a Bajaj segue expandindo sua rede de concessionárias. A empresa deve chegar em breve a sua décima loja no país com a inauguração em Belo Horizonte. São 9 lojas atualmente, sendo 5 no estado de São Paulo, além de unidades em Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF).
MAIS DO MUNDO MOTO