Bajaj DTSi: o que há por trás da peculiar tecnologia da marca

Descubra o motivo de os motores Bajaj terem mais de uma vela de ignição
O que há por trás da tecnologia Bajaj DTSi?

O que há por trás da tecnologia Bajaj DTSi? | Imagem: Bajaj

A Bajaj, fabricante de motos indiana com 78 anos de história (até 2024), é considerada a terceira maior do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

Em 2022, a marca chegou ao Brasil, chamando atenção especialmente pelo uso de uma tecnologia peculiar em seus motores: a DTSi (Digital Twin/Triple Spark Ignition, ou Ignição Digital Dupla/Tripla por Faísca).

A tecnologia DTSi foi introduzida nos motores Bajaj em 2003 e consiste no uso de duas ou três velas de ignição no mesmo cilindro. 

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Essa abordagem visa melhorar a eficiência da queima do combustível, resultando em uma combustão mais completa e eficiente em comparação com motores que possuem apenas uma vela de ignição.

Além da tecnologia DTSi todas as motos Bajaj tem ABS e suspensão dianteira invertida
Além da tecnologia DTSi todas as motos Bajaj tem ABS e suspensão dianteira invertida
Imagem: Bajaj

Aplicação do DTSi na linha de motos Bajaj

Na linha atual de motos Bajaj no Brasil temos a Dominar 160, 200 e 400. Cada um desses modelos possui características específicas em relação ao sistema de refrigeração do motor e às dimensões do pistão, que influenciam na aplicação da tecnologia DTSi.

Por exemplo, o motor da Dominar 160 é refrigerado a ar e possui um pistão com medidas que o caracterizam como subquadrado, ou seja, o curso do pistão é maior que o diâmetro. Nesse caso, a Bajaj opta pelo uso de duas velas de ignição para garantir uma queima eficiente da mistura ar-combustível.

A Dominar 200 se parece com a Dominar 160, mas tem motor arrefecido a líquido e 24,5 cv de potência. O consumo fica na casa dos 35 km/litro
A Dominar 200 se parece com a Dominar 160, mas tem motor arrefecido a líquido e 24,5 cv de potência. O consumo fica na casa dos 35 km/litro
Imagem: Bajaj

Já os motores da Dominar 200 e 400 são arrefecidos a líquido e apresentam pistões com medidas que classificam os motores como superquadrados, com diâmetro maior que o curso. Nesses dois modelos, a utilização de três velas de ignição é adotada para assegurar uma combustão adequada, mesmo com um pistão mais largo. 

Benefícios da tecnologia DTSi

A eficiência da queima da mistura ar-combustível admitida pelo motor é crucial para seu desempenho e durabilidade. Motores com apenas uma vela de ignição e pistões mais largos podem comprometer esse processo. 

A velocidade da chama da centelha pode não ser suficiente para queimar toda a mistura antes do início da exaustão, o que resulta em menor eficiência energética e pode potencializar problemas como a carbonização do pistão a médio/longo prazo.

A Bajaj Dominar 160 desenvolve 17 cv de potência e com a tecnologia DTSi suas médias de consumo ficam na casa dos 45 km/litro
A Bajaj Dominar 160 desenvolve 17 cv de potência e com a tecnologia DTSi suas médias de consumo ficam na casa dos 45 km/litro
Imagem: Bajaj

A busca por maior eficiência

Para garantir uma combustão mais eficiente, a tecnologia DTSi da Bajaj contribui para melhorar o desempenho, a economia de combustível e a durabilidade dos seus motores, proporcionando uma experiência de condução mais satisfatória para os proprietários de motos da marca, entregando mais potência sem comprometer as boas médias de consumo. 

Economia é essencial em motos de uma marca como a Bajaj, que tem como premissa ser mais acessível e a tecnologia DTSi reforça isso. 

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Por

Marcelo Barros

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