Bajaj Dominar 400: o que esperar da moto no Brasil
Fomos até a Índia conhecer motocicleta com pegada touring que vai começar a ser vendida no Brasil em breve. Modelo conta com motor de 40 cavalos; veja os detalhes
A Bajaj Dominar 400 está chegando ao Brasil. Com a abertura das lojas no país prevista para o dia 15 de dezembro, a moto deve ser o primeiro modelo da gigante indiana a desembarcar no país, afinal, já está sendo montado pela Dafra em Manaus. Detalhes de preço, ficha técnica e desempenho para o mercado brasileiro ainda serão revelados nos próximos dias.
Mas o que esperar da Dominar 400? Em meados de 2022, o MOTOO foi até a Índia conhecer as instalações da Bajaj, além de ter o primeiro contato com a motocicleta. Pude rodar com o modelo em circuito fechado e nas configurações para o mercado indiano. Veja o primeiro contato com a Dominar 400 em vídeo:
Não é descartado que a versão brasileira possa ter ajustes específicos, porém, os dados técnicos devem seguir bem próximos do que vi por lá (veja a ficha técnica completa no final da reportagem).
VEJA TAMBÉM:
- Honda acusa Shineray na Justiça de copiar a Biz 125 com a Ray 50
- Brasileira Mottu supera Shineray e fica atrás só de Honda e Yamaha em novembro
Visual e posição de pilotagem
Um dos pontos de destaque da Dominar 400 é o seu visual. O modelo transmite certa robustez com seu amplo farol dianteiro, de LED, inclusive, todas as luzes da motocicleta utilizam este elemento. Seu tanque, de 13 litros, é largo e proporciona correto encaixe para as pernas. Por falar em ergonomia, a posição de pilotagem vai mais para um estilo touring do que naked, ou seja, mais confortável do que agressivo.
A moto Bajaj conta com bolha dianteira e protetores de mão, ao menos na versão indiana, o que a tornam uma opção também para viagem. No mercado indiano, a Dominar 400 está colocada como um modelo de cilindrada maior e características mais premium, por isso possui estes acessórios; também estão inclusos protetores laterais e bagageiros - ainda não sabemos se todos estes estarão no Brasil.
Motor e potência
Uma das coisas que tornam a moto interessante para o mercado brasileiro é sua faixa de cilindrada, em um patamar que não possui muitas opções no país. Equipada com monocilíndrico, de 373,3 cc de cilindrada, ela chega a 40 cavalos de potência a 8.800 rpm e 3,57 kgfm de torque a 6.500 rpm.
SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Em rodagem na pista da Bajaj, em Chakan, pudemos comprovar que o modelo tem saídas rápidas, sem ser explosiva, com um melhor comportamento em baixos giros. É possível manter velocidade na faixa dos 100 a 120 km/h sem dificuldades, mas também há um pouco de vibração à medida que as rpm do propulsor aumentam.
Seu câmbio é de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante, o que deixa o funcionamento mais suave e evita travamentos em reduções mais bruscas de marcha.
Chassi e suspensões
A Dominar 400 está equipada com suspensão do tipo invertida na dianteira, com tubos de 43 mm de diâmetro, e 135 mm de curso, enquanto na traseira há uma Mono Shock com Nitrox ajustável. Como rodei apenas na pista de teste, não foi possível colocar a moto em uma diversidade de situações, porém, os amortecedores se mostraram macios, com prioridade em conforto em detrimento de uma maior estabilidade.
Para as frenagens, a moto está equipada com sistema ABS nas duas rodas, além de disco de 320 mm (dianteira) e 230 mm (traseira). A moto se mostrou fácil de conduzir, apesar do peso de 193 kg, graças ao posicionamento alto do guidão e bom ângulo de esterço. Alguns ajustes especícficos para o mercado brasileiro podem ocorrer, como nos pneus, que limitam um pouco as ações da Dominar, sobretudo e altas velocidades.
Painel e entrada USB
No painel, a motocicleta possui um amplo visor digital, além de um segundo pequeno painel acima da tampa do tanque. As informações mostradas são indicador de marcha, consumo, média de velocidade, entre outras. O modelo também conta com entrada USB de fácil encaixa ao lado do miolo da chave.
Conclusão
Este primeiro contato com a Dominar 400 foi muito breve e em condições diferentes do que haverá no Brasil. Além disso, com a moto para o mercado indiano. Mesmo assim, a moto mostrou bastante potencial com seu estilo touring em uma fatia de cilindrada pouco aproveitada no país. Com certeza há bastante espaço para o modelo, mas tudo dependerá do preço praticado.
Fique ligado no MOTOO que assim que a Bajaj divulgar os detalhes sobre a venda de duas motos no país, nossa equipe irá trazer uma nova reportagem.
FICHA TÉCNICA - Bajaj Dominar 400 (dados Índia) |
PREÇO | A partir de 223.538 rúpias |
MOTOR | 1 cilindro, 373,3 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Refrigeração líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 40 cavalos a 8.800 rpm |
TORQUE | 3,57 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | Não divulgado |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.156 mm |
LARGURA | 863 mm |
ALTURA | 1.243 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.453 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 157 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Não divulgado |
PESO | 193 kg |
TANQUE | 13 litros |
FREIOS | ABS de dois canais |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 320 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 230 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70-17 Radial |
PNEU TRASEIRO | 150/60-17 Radial |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo invertido, 43 mm, de 135 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono shock com Nitrox, ajustável, com 110 mm |
CORES | Verde e preto |
Detalhes das motos Bajaj: