Bajaj: com planos para o Brasil, marca já tem scooter elétrico de R$ 9 mil

Gigante indiana já anunciou que quer ter uma fábrica em nosso país. Gama completa tem até opções eletrificadas
Bajaj Chetak 2021

Bajaj Chetak 2021 | Imagem: Divulgação

No ano passado, duas grandes fabricantes indianas anunciaram que têm planos para construir fábricas no Brasil. Uma delas foi a Royal Enfield. A outra foi a Bajaj, que já até contratou um ex-executivo da Harley-Davidson nacional para iniciar os trabalhos da operação brasileira. Para quem está esperando para ver as motos da empresa por aqui, vale lembrar que a gama é grande e geralmente acessível.

Na Índia, a linha da Bajaj começa com a CT 100, moto que custa apenas R$ 3.500 na conversão direta da moeda indiana. Para o segmento de maior volume no Brasil, a marca tem uma alternativa à Honda CG 160 chamada de Pulsar 180, que custa cerca de R$ 8 mil. Por último, a empresa já trabalha em uma nova moto 250, que tem tudo para rivalizar com a Honda CB 250F Twister e a Yamaha Fazer 250.

Bajaj Chetak 2021
Principal trunfo do Bajaj Chetak é o baixo preço
Imagem: Divulgação

Mas isso não significa que a Bajaj não esteja de olho nas últimas tendências de mobilidade globais. Na índia, a empresa oferece o Chetak, scooter 100% elétrico. O modelo tem 5,5 cv de potência e baterias com 3 kWh de capacidade, que fornecem uma autonomia de até 95 km. O tempo de recarga pode chegar a 5 horas, caso seja usada uma tomada com 5 amperes de corrente. Uma tomada caseira de 110V fornece tipicamente 2,72 amperes.

Apesar de a potência e a autonomia não serem tão grandes, o principal trunfo da Bajaj Chetak na Índia é o seu preço, partindo de 115.000 rúpias, ou cerca de R$ 8,8 mil. Isso significa que ela tem um preço muito similar aos scooters convencionais mais baratos oferecidos no Brasil, como o Honda Elite 125 e o Yamaha NEO. E não é só por ter um valor baixo que o scooter indiano deixa de oferecer uma lista de equipamentos boa, trazendo de série iluminação completa por lâmpadas de LED, painel de instrumentos digital e conectividade via Bluetooth.

Bajaj Chetak 2021
Bajaj Chetak tem 95 km de autonomia
Imagem: Divulgação
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

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