Bajaj: com planos para o Brasil, marca já tem scooter elétrico de R$ 9 mil
Gigante indiana já anunciou que quer ter uma fábrica em nosso país. Gama completa tem até opções eletrificadas
No ano passado, duas grandes fabricantes indianas anunciaram que têm planos para construir fábricas no Brasil. Uma delas foi a Royal Enfield. A outra foi a Bajaj, que já até contratou um ex-executivo da Harley-Davidson nacional para iniciar os trabalhos da operação brasileira. Para quem está esperando para ver as motos da empresa por aqui, vale lembrar que a gama é grande e geralmente acessível.
Na Índia, a linha da Bajaj começa com a CT 100, moto que custa apenas R$ 3.500 na conversão direta da moeda indiana. Para o segmento de maior volume no Brasil, a marca tem uma alternativa à Honda CG 160 chamada de Pulsar 180, que custa cerca de R$ 8 mil. Por último, a empresa já trabalha em uma nova moto 250, que tem tudo para rivalizar com a Honda CB 250F Twister e a Yamaha Fazer 250.
Mas isso não significa que a Bajaj não esteja de olho nas últimas tendências de mobilidade globais. Na índia, a empresa oferece o Chetak, scooter 100% elétrico. O modelo tem 5,5 cv de potência e baterias com 3 kWh de capacidade, que fornecem uma autonomia de até 95 km. O tempo de recarga pode chegar a 5 horas, caso seja usada uma tomada com 5 amperes de corrente. Uma tomada caseira de 110V fornece tipicamente 2,72 amperes.
Apesar de a potência e a autonomia não serem tão grandes, o principal trunfo da Bajaj Chetak na Índia é o seu preço, partindo de 115.000 rúpias, ou cerca de R$ 8,8 mil. Isso significa que ela tem um preço muito similar aos scooters convencionais mais baratos oferecidos no Brasil, como o Honda Elite 125 e o Yamaha NEO. E não é só por ter um valor baixo que o scooter indiano deixa de oferecer uma lista de equipamentos boa, trazendo de série iluminação completa por lâmpadas de LED, painel de instrumentos digital e conectividade via Bluetooth.