Avaliação rápida: Honda NXR 160 Bros 2022
Líder na categoria de trails, moto não desaponta, com desempenho seguro e equilibrado
Se você procura uma moto versátil confiável e ideal para qual tipo de terreno, com um custo beneficio competitivo com a concorrência, a NXR 160 Bros é uma boa opção de escolha.
Modelo trail mais vendido do mercado brasileiro, a Bros, como é conhecida, foi lançada em 2003 ainda com motor de 125 cc. Desde então, o modelo evoluiu e hoje é a 3ª motocicleta mais vendida do país.
A linha 2022 da NXR 160 foi lançada em agosto do ano passado pela Honda, mantendo suas características originais. O visual, no entanto, recebeu leves retoques no tanque, aletas e carenagem de farol, que estão mais agressivos. A marca afirmou ainda ter aplicado sanfonas de proteção nas bengalas da suspensão dianteira para maior durabilidade.
VEJA TAMBÉM:
- O que faz da Honda NXR 160 Bros a líder entre as trails no Brasil?
- Galeria de imagens da Honda XR 160 Bros 2022
Equilíbrio
MOTOO avaliou a NXR 160 Bros em todo tipo de terreno, seja na estrada, para o uso urbano, confirmando sua aptidão na maioria dos quesitos. A posição de pilotagem é no estilo cross, sentando um pouco mais à frente da moto, bem acima do motor, deixa as manobras fáceis e seguras, permitindo mudanças rápidas de direção e maior equilíbrio em terrenos irregulares.
O motor, com exatos 162,7 cm3, é o mesmo da CG, portanto confiável e de fácil manutenção. Com tecnologia FlexOne, que possibilita o uso de etanol e gasolina, ele gera uma potencia máxima de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina a 8.500 rpm e torque de 1,60 kgf.m no etanol e 1,46 kgf.m na gasolina, de acordo com as informações do fabricante.
É uma performance adequada, mas que, por conta dos meus 90 kg, obrigou uma redução mais constantes de marchas nas subidas mais íngremes. O câmbio de 5 velocidades tem engates suaves e a sua relação está regulada para o perfil on-off road.
A NXR 160 possui freios a disco de 240 mm na dianteira e 220 mm na traseira atendem muito bem a potencia da moto e cria uma sensação segura nas fretadas de emergencia, aliada ao recurso CBC, de freios combinados. Seu peso de 122 kg deixa a moto leve, porém o banco a 83,6 cm do solo obriga para as pessoas de estatura mais baixa ficar nas pontas dos pés, característica comum a esse tipo de modelo.
O design passa uma impressão de um modelo mais potente e robusto. O banco do garupa é confortável e as alças laterais são de acesso fácil e seguro. Com um novo grafismo, a Bros tem como opção as cores vermelha, branca e preta.
A cor preta, da moto avaliada, traz detalhes em dourado que conferem ao modelo um ar de sofisticação que agradou. O painel de LED, totalmente digital, contém bastante informação, vem com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador do nível de combustível, relógio e luzes-espia, de fácil leitura.
O preço sugerido na versão única era R$ 15.330 em janeiro de 2022, valor que está dentro dos modelos de mesma categoria.
Ficha técnica
MOTOR
Tipo OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 162,7 cc
Diâmetro x Curso 57,3 x 63,0 mm
Potência Máxima Gasolina: 14,5 CV a 8.500 rpm
Etanol: 14,7 CV a 8.500 rpm
Torque Máximo Gasolina: 1,46 kgf.m a 5.500 rpm
Etanol: 1,60 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Sistema de Lubrificação Forçada/bomba trocoidal
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 12 litros
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor 1,2 litros
Sistema de Partida Elétrica
Combustível Gasolina e Etanol
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 4 Ah
Farol 35/35W
CHASSI
Tipo Berço Semi duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico / 180 mm
Suspensão Traseira Mono Shock / 150 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro 90/90-19M/C 52P
Pneu Traseiro 110/90 -17M/C 60P
CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO
Comprimento x Largura x Altura 2067 x 810 x 1151 mm
Distância entre Eixos 1356 mm
Distância Mínima do Solo 247 mm
Altura do Assento 836 mm
Peso Seco: 122 kg