Aprilia lança as novas RS 125 e Tuono 125
Motos de baixa cilindrada vêm equipadas com motor de 15 cv e 1.14 kgfm de torque e apostam no estilo esportivo e naked para agradar público jovem na Europa
Imagine que em vez de optar por uma CG 150 ou uma Factor 150 você pudesse optar por uma moto com visual de uma esportiva ou de uma naked. E que essas motocicletas tivessem motor de 125cc tão capaz quanto os da Honda ou da Yamaha.
Esses modelos existem... mas na Europa. São a RS 125 e Tuono 125, vendidas pela marca italiana Aprilia e que acabam de ganhar novas versões com mudanças importantes.
Segundo a fabricante, as duas motos são inspiradas nos modelos RS 660 e Tuono 660, esportiva e naked de média cilindrada do portfólio, e que são voltadas para um público jovem.
Ambas usam um motor monocilíndrico de 4 tempos e 14,9 cv de potência, o equivalente ao propulsor da CG 160. O torque é de 1,14 kgfm a 8.000 rpm e a transmissão traz seis velocidades.
Ao contrário das urbanas nacionais, as duas motos possuem freios a disco com pinças radiais e chassi de alumínio. O visual não deixa a desejar em relação a motos mais potentes, com grafismos bastante atraentes.
Tanto a RS quanto a Tuono são equipadas com luzes diurnas de LEDs, painel de instrumentos digital e nova Marelli MIUG4 ECU. As duas motocicletas também estão aptas a receber a plataforma multimídia MIA que permite conectar o smartphone via Bluetooth.
Outro opcional interessante é o quickshifter, que permite trocas mais rápidas sem uso da embreagem. Em suma, motos para se divertir sem gastar muito – para os padrões europeus, é claro.
Enquanto a Tuono 125 custa a partir de 4.990 euros (R$ 32 mil) a RS 125 sai por 5.390 euros (R$ 34,6 mil).