Alrendo TS Bravo: a moto elétrica chinesa 'braba' que promete mais de 400 km com uma carga
Apesar do visual impactante e agressivo, modelo não é tão potente no desempenho, mas pode ser pilotada na categoria A1 no continente europeu
A cada dia está ficando mais comum vermos surgir motos elétricas de diversas partes do mundo. Em um cenário de franca evolução, diversas fabricantes e startups correm para desenvolver modelos para conquistar o público. Um exemplo disso é a chinesa Alrendo TS Bravo, modelo vendido em certos mercados europeus, como o da Itália.
Seria apenas mais uma das centenas de motos elétricas em desenvolvimento? Se depender dos dados divulgados pela empresa, não. A TSE Bravo pode rodar até 419 km com apenas uma carga, o que a coloca como uma das motocicletas elétricas com maior autonomia, fazendo frente à espanhola Urbet Lora S, que vai a 360 km.
VEJA TAMBÉM:
- Carburador, partida a pedal e preço: os atributos da Shineray Jef 150s
- Honda já tem a sua própria Mobylette elétrica: conheça a MS01
Aqui vale uma ressalva importante: esses são dados divulgados pelas montadoras, cada uma em condições diferentes de análise. No caso da TS Bravo, esta é a distância máxima rodando a uma velocidade de 50 km/h, na cidade. Em percurso misto, urbano/estrada, a uma velocidade de 80 km/h, a autonomia fica em 278 km; na estrada, a 120 km/h, cai para 160 km.
Quase 300 kg
Se por um lado, a distância que a TS Bravo pode percorrer chama a atenção, o modelo também é um peso-pesado. Com 280 kg no total, 84 kg dos quais vem somente da bateria. Aliás, a seu desempenho é de alta capacidade, com 15 kWh (nominal), com pico de 17,4 kWh. No mercado europeu, a potência nominal do motor de refrigeração líquida fica, no entanto, em apenas 11 kw, o que dá 14,7 cavalos - esse propulsor possui refrigeração líquida.
Isso indica que a moto pode se enquadrar na chamada categoria A1 do Velho Continente, uma categoria de habilitação que abrange modelos de até 125 cc, que pode ser utilizada por condutores a partir dos 16 anos e também possui equivalência para quem possui habilitação do tipo B (carros).
Seu torque máximo é de 54 Nm. Isso possibilita a moto a chegar a 135 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Para recarregar a bateria, a TS Bravo leva cerca de 4 horas. Apesar de não ser um desempenho "bravo", a Alrendo TS é "braba" mesmo em seu visual, lembrando cruisers agressivas, como a Ducati Diavel.
De acordo com informações do site "Moto-Station", o valor da TS Bravo é de 11.200 euros, o que dá mais de R$ 60 mil na conversão direta.