A primeira moto elétrica da Ducati já está em produção; conheça modelo
23 unidades serão feitas para a disputa do Mundial de MotoE. Protótipo V21L tem 150 cavalos e pode chegar a 275 km/h
A primeira moto elétrica da Ducati já está em produção na Itália, anunciou a fabricante. O modelo "V21", ainda considerado um protótipo, terá ao todo 23 unidades para a disputa do Mundial de MotoE, a categoria para motos elétricas que acontece em paralelo à MotoGP.
De acordo com a fabricante italiana, cada unidade é montada por técnicos especializados do departamento de corrida da Ducati com "o mesmo processo, precisão e atenção aos detalhes típicos da alta habilidade usada para construir uma moto de MotoGP". A previsão é que as motos fiquem prontas até fevereiro, e a sua estreia nas pistas será em 13 de maio, no Grande Prêmio da França.
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"A sustentabilidade ambiental é algo que todos os indivíduos e todas as empresas devem considerar uma prioridade para preservar o delicado equilíbrio do planeta", disse Claudio Domenicali, CEO da Ducati.
Do total, 18 unidades serão destinadas aos pilotos, incluindo o brasileiro Eric Granado, que disputa a categoria. As outras 5 ficaram com a organização da competição como motocicletas reservas.
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Como anda a Ducati elétrica?
Em meados de 2022, a fabricante italiana divulgou os primeiros dados de desempenho da V21L. Com uma carenagem bem esportiva e estilosa, a motocicleta tem 150 cavalos de potência e 140 Nm de torque, o que a possibilita chegar a uma velocidade máxima de 275 km/h - registrada no Circuito de Mugello, na Itália. O propulsor pesa 10 kg e pode chegar a impressionantes 18.000 rpm.
Uma das novidades tecnológicas empregadas na V21L está na bateria. De acordo com a Ducati, ela foi desenvolvida em um formato para "seguir o curso natural da zona central da moto". Somente a bateria da moto é responsável por quase metade do volume total, pesando 110 kg dos 225 kg da V21L. Ela oferece uma capacidade de 18 kWh com uma tomada de carregamento de 20 kW integrada na rabeta. Dentro há 1.152 células cilíndricas do tipo "21700", disse a fabricante.
A Ducati ressaltou o trabalho feito para o sistema de refrigeração da V21L, o que garante que a moto possa ser recarregada assim que entre na garagem, sem a necessidade de esperar esfriar. O tempo de recarga estimado é de 45 minutos para recompletar 80% da carga da bateria.
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