A moto mais bonita do EICMA 2022? Saiba qual é
Modelo italiano de 168 cavalos de potência e motorzão V4 foi o preferido do público; descubra
A Ducati Diavel V4 foi eleita a moto mais bonita do EICMA 2022, o Salão de Milão das motos. O MOTOO esteve na Itália acompanhando os principais lançamento do mercado mundial de motocicletas, que teve também Honda Transalp, Suzuki V-Strom 800DE, entre outras grandes novidades.
Como acontece todo ano, uma votação popular promovida pela organização da feira e a revista italiana Motociclismo decidiu qual moto agradou mais os fãs no quesito beleza. Pela 11ª desde 2005, quando o prêmio começou, a fabricante italiana levou o "caneco". Dessa vez, a poderosa Diavel V4 foi a responsável por receber 36,8% con cerca de 23.000 votos.
MAIS DO EICMA 2022
- EICMA 2022: 5 motos confirmadas (ou quase) para o Brasil
- A moto Aston Martin de 225 cavalos e apenas 88 unidades
- SWM Custom V1200: uma Shineray ao estilo Harley-Davidson
- Royal Enfield Super Meteor 650: nova estradeira confirmada para o Brasil
Como é a Diavel V4?
Mais leve e potente em relação à Ducati V2, o modelo desembarca nas concessionárias do Velho Continente a partir de janeiro de 2023. Para o mercado brasileiro, ainda não há uma confirmação sobre a data e venda da nova Diavel V4. O preço divulgado é de 26.390 euros, o que dá cerca de R$ 140 mil (cotação do dia), sem conta outras taxas e custos.
Misturando estilo cruiser e naked, a moto recebeu o poderoso propulsor V4 Granturismo, de 1.158 cc, capaz de gerar 168 cavalos de potência e 12,8 kgfm de torque.
Isso significa um incremento de 10 cavalos em relação à Diavel 1260 S, que gera 158 cavalos, enquanto o torque ficou ligeiramente menor - antes, tinha 12,9 kgfm. Mais avanço no peso final da Diavel V4, que ficou 13 kg mais leve, com total de 223 kg. Com estes atributos, a moto pode fazer de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Este propulsor conta com o sistema de desativação estendida, que desliga automaticamente a parte traseira do motor quando a moto está parada ou trabalhando em baixas rotações. Desse modo, o motor funciona como V4 e como V2. O intuito da tecnologia é diminuir as emissões e o consumo.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
Nova visual para a Diavel V4
Apesar de manter a identidade da motocicleta, o visual é completamente novo, com destaque para a lanterna traseira em estilo "colmeia" e o escape com 4 saídas. Inclusive, foi dada uma grande atenção à "qualidade do som" que emana do escape, afirma a fabricante.
Chassi e tecnologias
Para ficar mais leve, a Diavel V4 obteve uma redução de 5 kg no motor e 8 kg no restante do conjunto, chegando aos 13 kg a menos. O modelo conta com garfo invertido de 50 mm e amortecedor do tipo cantilever, ambos completamente ajustáveis. Os freios são Brembo com calipers Stylema disco duplo de 330 mm na dianteira, além do ABS para curvas.
Para fazer a impressionante aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, a Diavel V4 possui pneu de medida 240/45, com o objetivo de utilizar toda esta força na tração ao solo.
Como esperado, a motocicleta está equipada com diversos equipamentos eletrônicos. São 3 modos de potência e 4 modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban e o novo Wet. Há também controles de tração, wheelie e de arrancadas, além de quick-shifter (para cima e para baixo). Seu painel é de TFT colorido de 5 polegadas, com conectividade ao smartphone.