A moto Ducati que venceu renomado prêmio de design
Diavel V4 foi laureada com o "Red Dot: Best of the Best" em 2024. Modelo tem visual icônico e motor que gera 168 cavalos
A Ducati Diavel V4 acaba de ser agraciada com o prestigioso prêmio Red Dot: Best of the Best. Este é o terceiro troféu conquistado pela linha Diavel e o quarto para a Ducati na categoria principal do Red Dot, somando-se às vitórias da 1199 Panigale em 2013, XDiavel em 2016 e Diavel 1260 em 2019.
Desde o seu lançamento, em 2022, a Diavel V4 vem chamando atenção por seu desenho bastante diferenciado, inclusive, foi eleita a moto mais bela do Eicma, o Salão de Milão das motos, naquele ano.
No Red Dot Awards 2024 outras motocicletas receberam menções importantes, como foram os casos da chinesa CFMoto 800NK, além de Honda EM1 e: e Motocompacto e das Yamaha MT-09 e XMax 300.
Como é a Diavel V4?
Mais leve e potente em relação à Ducati V2, o modelo desembarca nas concessionárias do Velho Continente a partir de janeiro de 2023. Para o mercado brasileiro, ainda não há uma confirmação sobre a data e venda da nova Diavel V4.
Misturando estilo cruiser e naked, a moto recebeu o poderoso propulsor V4 Granturismo, de 1.158 cc, capaz de gerar 168 cavalos de potência e 12,8 kgfm de torque.
Isso significa um incremento de 10 cavalos em relação à Diavel 1260 S, que gera 158 cavalos, enquanto o torque ficou ligeiramente menor - antes, tinha 12,9 kgfm. Mais avanço no peso final da Diavel V4, que ficou 13 kg mais leve, com total de 223 kg. Com estes atributos, a moto pode fazer de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Este propulsor conta com o sistema de desativação estendida, que desliga automaticamente a parte traseira do motor quando a moto está parada ou trabalhando em baixas rotações. Desse modo, o motor funciona como V4 e como V2. O intuito da tecnologia é diminuir as emissões e o consumo.
Nova visual para a Diavel V4
Apesar de manter a identidade da motocicleta, o visual é completamente novo, com destaque para a lanterna traseira em estilo "colmeia" e o escape com 4 saídas. Inclusive, foi dada uma grande atenção à "qualidade do som" que emana do escape, afirma a fabricante.
Chassi e tecnologias
Para ficar mais leve, a Diavel V4 obteve uma redução de 5 kg no motor e 8 kg no restante do conjunto, chegando aos 13 kg a menos. O modelo conta com garfo invertido de 50 mm e amortecedor do tipo cantilever, ambos completamente ajustáveis. Os freios são Brembo com calipers Stylema disco duplo de 330 mm na dianteira, além do ABS para curvas.
Para fazer a impressionante aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, a Diavel V4 possui pneu de medida 240/45, com o objetivo de utilizar toda esta força na tração ao solo.
Como esperado, a motocicleta está equipada com diversos equipamentos eletrônicos. São 3 modos de potência e 4 modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban e o novo Wet. Há também controles de tração, wheelie e de arrancadas, além de quick-shifter (para cima e para baixo). Seu painel é de TFT colorido de 5 polegadas, com conectividade ao smartphone.
MAIS DO MUNDO MOTO