5 razões para ter uma scooter elétrica em 2024 (e começar o ano economizando)

Descubra as 5 principais vantagens de ter uma scooter elétrica. Economia de combustível, menos manutenção e facilidade de pilotar estão entre os destaques
Scooter Elétrica Niu

Scooter Elétrica Niu | Imagem: Niu

A menos que você tenha uma moto a combustão apenas como um meio de satisfazer o seu ego (afinal, quem se rende ao belo ronco e ao design de uma superesportiva, por exemplo?), as  elétricas vêm para te ajudar a economizar em todos os sentidos.

Estamos falando especificamente das scooters elétricas. Além de menores, são mais práticas, leves e fáceis de serem estacionadas e, o melhor de tudo isso, sem gastar uma só gota de combustível. Em outras palavras, podem ser excelentes aliadas como meio de transporte e até mesmo como ferramenta de trabalho.

VEJA TAMBÉM:

Pensando nisso, confira abaixo 5 bons motivos para pensar em ter uma scooter elétrica em 2024 e começar o ano economizando.

1. Economia de combustível

Esse é o motivo mais óbvio para se pensar em ter uma scooter elétrica. O combustível sempre corrói o orçamento do trabalhador e, assim, diminui o poder de compra. Só por isso, as scooters elétricas, sem dúvida, são ótimas aliadas nessa questão econômica. Haverá o gasto com eletricidade, mas será um parcela bem menor em relação ao que pagaria em gasolina ou etanol. 

Scooter Elétrica Niu
Scooter Elétrica Niu
Imagem: Niu

2. Menos custo de manutenção

Uma moto ou scooter a combustão exige a troca periódica de óleo, filtro de ar do motor, além de outros componentes como corrente, bateria, velas de ignição, cabos de comando, etc.

No modelo elétrico, como o propulsor é fabricado com uma quantidade menor de peças, elimina-se grande parte dos itens presentes na revisão básica. Algum modelos mais modernos também trazem baterias com mais vida útil, o que auxilia na economia. Uma dica também é procurar marcas de confiança, para evitar produtos de baixa qualidade (o barato pode sair caro neste caso). 

Shineray SE3
Shineray SE3
Imagem: Shineray

3. Fácil de pilotar

Por serem voltadas para rodar em centros urbanos, a velocidade máxima média de uma scooter elétrica é de 50 a 60 km/h, dependendo do modelo. Assim, são fáceis de pilotar. Outra questão é a leveza da scooter elétrica, o que as tornam mais fácil de controlar. Teoricamente, são menos visadas também, pois não são veículos que são alvo de abastecimento no mercado ilegal de peças -- ao menos por enquanto.

Shineray SE3
Shineray SE3
Imagem: Shineray

4. Praticidade

Por serem bem compactas, as scooters elétricas cabem em qualquer cantinho, mas deve se estacionar somente em lugares adequados como qualque moto (nada de parar na calçada). Para carregar, a conexão bivolt pode ser feita em qualquer tomada padrão 110V/220V. Algumas ainda contam com cestos ou nichos para guardar pequenos objetos como garrafas de água, carregadores de celular, bolsas, etc. Outra praticidade está atrelada a não existência de câmbio, na maioria dos modelos, o que é super prático e confortável na rodagem.

Watts WS120 2023
Watts WS120 2023
Imagem: Divulgação

5. Baixos ruído e emissão de poluentes

Por não dependerem de combustíveis fósseis que precisam ser queimados para funcionar, as versões "sustentáveis" dependem apenas de motores elétricos que são alimentados por baterias. Dessa maneira, o ruído é praticamente zero e não há a emissão direta de gases. Vale lembrar, no entanto, que o descarte de baterias, assim como a própria produção de veículos elétricos e seus componentes geral poluentes.

Watts WS120 2023
Watts WS120 2023
Imagem: Divulgação

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO 

 

 

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos