5 motos usadas para 'se aventurar' ao preço de Biz 125 0km
Com R$ 14.320 pedidos pela CUB novinha é possível recorrer a modelos mais versáteis da categoria trail. Lista inclui Lander, XRE, Crosser, Tornado e Himalayan
Com o mercado de motocicletas aquecido, não faltam oportunidades para você “garimpar” e escolher a que mais agrada, seja na categoria de novas ou usadas/seminovas.
Por isso, a menos que você não se incomode de ter uma moto de segunda mão, é possível se “aventurar” gastando menos e investindo no segmento das trail, ou seja, modelos on-off
Com R$ 14.320, valor da Honda Biz 125 0km -- conhecida como uma das motos mais populares --, dá para comprar motos com possobilidade de encarar tipos de terrenos mais vastos.
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Se ligue nas motos usadas que separamos e deixe a liberdade falar mais alto.
Honda XR 250 Tornado 2008
Custando de tabela R$ 11.926 para exemplar do ano 2008, ele já se tornou um clássico. Afinal, já são mais de 20 anos desde que essa motocicleta foi introduzida no mercado nacional. Desenvolvida para uso misto, a XR 250 Tornado começou a ser fabricada pela Honda, em Manaus (AM) em 2001 e terminou em 2009 quando foi substituída pela XRE 300. Quase sem concorrentes, durante muito tempo, ela dominou o mercado de média cilindrada on-off road. A partir de 2007, passou a rivalizar com a Yamaha Lander 250, cujo propulsor tinha a mesma cilindrada da Tornado, porém com injeção eletrônica.
A motocicleta conta com o mesmo motor da CBX 250 Twister com quatro válvulas e duplo comando no cabeçote DOHC (Double Over Head Camshaft), 249 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo e rende 23,3 cv de potência e 2,42 kgfm de torque. Já a transmissão é de seis marchas.
Yamaha Ténéré 250 2011
Dividindo espaço com a irmã 250 Lander, no final de 2010 a Yamaha resolveu colocar no mercado a Ténéré 250, com a qual compartilhava, além da mesma base, o mesmo propulsor. No caso, ele conta com 250 cc e possui injeção eletrônica, mas com 21 cv de potência disponíveis a 7.500 rpm (20,7 CV a 8.000 rpm da Lander) e torque bruto de 2,10 kgfm a 6.500 rpm (2,09 Kgfm a 6.500 rpm da Lander).
Porém, a maior diferença fica por conta da vocação mais mista, ou seja, on-road e off-road, ainda que a Ténéré esteja mais voltada para o conforto do piloto e garupa com bancos bipartidos. Além disso, o tanque tem capacidade para 16 litros (contra 11 da Lander), além de outras diferenças. Uma Yamaha Ténéré 250 fabricada em 2011 atualmente é cotada a R$ 14 mil.
Honda XRE 300 2014
Ela começou a ser produzida a partir de 2009 no Brasil substituindo numa tacada só as outras trails da marca, a Tornado 250 e a NX4 Falcon. A XRE 300 seguiu até hoje como uma das mais vendidas em sua categoria e acabou de ser substituída pela Sahara 300.
Quanto ao motor monocilíndrico refrigerado a ar, este foi baseado no das antigas Tornado e Twister 250 com 249 cc, porém redimensionado para 291 cc.Alimentado por injeção eletrônica, este propulsor rende 26,1 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgfm a 6.000 giros. O câmbio é de cinco marchas. A XRE 300 2014 vale R$ 14.876, de acordo com a tabela Fipe.
Yamaha 150 XTZ Crosser Z flex 2020
Com o valor tabelado de R$ 15.379, ela é a menos potente das cinco aventureiras da lista. O motor de 149,3 cm³ possui 12,4 cv de potência e 1,2 kgfm de torque, com câmbio de cinco velocidades.
No entanto, pode ser uma porta de entrada para quem quer ingressar no mercado das trails mais baratas do Brasil. Ela traz consigo a proposta de uso misto on-off-road. Um dos diferenciais está no sistema de freios com ABS na dianteira, enquanto possui disco na frente e na traseira.
Outra característica da Crosser é o sistema de freios, com disco e ABS na dianteira e disco sem ABS na traseira.
Royal Enfield Himalayan 411 EFI 2018
Também com proposta de uso misto, a Himalayan se destaca por seu aspecto clássico. Enquanto aguardamos a nova Himalayan 450 no Brasil, a sua antecessora ainda oferece muitos predicados.
Com propulsor de 411 cc (24,5 cv de potência e 3,26 kgfm a 4.250 rpm) e suspensões de longo curso, a moto logo encantou aqueles que buscavam uma trail com propostas simples, sem deixar de lado a versatilidade e conforto de rodagem em qualquer terreno.
Lançada no Brasil em 2018, a representante da Royal Enfield usada hoje está valendo R$ 15.796, de acordo com a tabela Fipe e pode ser uma alternativa de moto com aparência robusta e pegada off-road.
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