5 marcas de motos que não estão no Brasil (e fazem falta)
Aprilia, India, Bajaj, CFMoto e Keeway são fabricantes de renome mundial que não vendem suas motos no país
Aprilia, Indian e Bajaj, você já deve ter ouvido falar desses nomes. São fabricantes de motos de sucesso no exterior, mas, infelizmente, não estão presentes no Brasil na atualidade. Entre idas e vindas, muitas marcas vieram e foram embora do país, e outras nunca tocaram os pés aqui.
O mercado brasileiro de motos é encarado como difícil por executivos do setor por diversos motivos que vão desde o custo de produção e tributação até as dimensões continentais. Ao mesmo tempo, é um dos maiores do mundo e quem consegue superar os desafios tem uma vasta quantidade de consumidores.
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Com o passar dos anos, muitas fabricantes de motos já apostaram no país, e depois se retiraram, como é o caso da americana Indian. Outras, como a chinesa CFMoto nunca estiveram de fato por aqui.
Para mostrar que o mundo vai além das conhecidas Honda, Yamaha e companhia, o MOTOO preparou uma lista com marcas que não estão no Brasil, mas têm produtos atraentes:
CFMoto
Com uma boa penetração em mercados como o europeu, a chinesa CFMoto comercializa quadriciclos atualmente no Brasil; inclusive, há montagem em Manaus. Mas existem produtos interessantes também em sua linha de duas rodas. São modelos modernos que vão da baixa clindrada até 800 cc.
Bajaj
De nossa lista, a indiana Bajaj é a que está mais próxima de “fincar os pés” no Brasil. Não é segredo para ninguém que a marca planeja vender suas motocicletas no país e montar uma fábrica em Manaus. A empresa tem parcerias de produção com KTM e Triumph, e modelos próprios que vão de 100 cc a 400 cc.
Aprilia
Essa é uma grande conhecida dos fãs de motos devido a suas motos icônicas e presença atual na MotoGP. Sua linha tem opções que vão de scooters a esportivas, mas também há destaque para aventureiras. O recente lançamento Tuareg chamou atenção no EICMA 2021.
Indian
A americana possui modelos bem bonitos e estilosos, com ótimo acabamento. Em seu portfólio, oferece motos que batem de frente com a Harley-Davidson, mas também criações mais autênticas, como a custom mais esportiva Scout. A passagem da empresa no Brasil durou de 2015 a 2018, com a despedida causada por desempenho baixo nas vendas.
Keeway
Em 2013, a chinesa Keeway armou certo alvoroço no Salão Duas Rodas. Com um dos maiores stands do evento, a marca prometeu a vinda de 13 motos ao país além de trazer também modelos da italiana Benelli. O resultado foi que a empresa deixou o Brasil depois de abrir uma grande loja em São Paulo, e fechar logo depois.
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