Etanol nas motos: a diferença entre o álcool que vai na gasolina e o que tem no posto

São dois tipos de etanol: o anidro, que é adicionado na gasolina, e o hidratado, oferecido nas bombas. Entenda o que muda em cada um
As diferenças entre o etanol da bomba e o que é adicionado na gasolina

As diferenças entre o etanol da bomba e o que é adicionado na gasolina | Imagem: Marcelo Barros/Motordomundo

Muitas vezes, a diferença entre o álcool adicionado à gasolina e o etanol disponível para abastecimento nos postos de combustível pode gerar confusão entre os donos de carros e motos. Principalmente quando entrou em vigor no Brasil o Projeto de Lei 4516/2023, que pretende elevar o limite de uso de etanol anidro na gasolina para até 35%

Por isso, é fundamental entender as diferenças na composição e nos usos desses dois tipos de álcool nos motores, principalmente no que se refere ao etanol que vai misturado na gasolina.

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Um erro comum é pensar que o etanol misturado na gasolina é o mesmo disponível no posto
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Imagem: Marcelo Barros/Motordomundo

O que é o etanol?

O etanol, também conhecido como álcool etílico, é um composto orgânico da família dos álcoois, representado pela fórmula molecular C2H6O (que é a junção de CH3 – CH2 – OH). A fonte mais comum no Brasil para obter o etanol é a cana-de-açúcar, que pode ser replantada em safras sucessivas, tornando-a uma fonte inesgotável. 

Ele é produzido a partir da fermentação do amido ou de outros açúcares de origem vegetal, tornando-se um biocombustível é uma fonte de energia renovável. Além disso, a produção de etanol emite significativamente menos gases de efeito estufa em comparação com a gasolina, contribuindo para uma menor pegada de carbono e uma energia mais limpa.

Quais os tipos de etanol?

Existem dois tipos básicos de etanol: o anidro e o hidratado. A principal diferença entre eles é a concentração de água em sua composição. Enquanto o etanol hidratado pode conter até 5% de água, o etanol anidro possui na formulação até 0,5%. 

Para ficar mais claro, em 1 litro de gasolina pode ter até 5 ml de água e em um litro de etanol podemos ter até 50 ml de água. São 10 vezes menos água no etanol anidro que vai na gasolina comparando com o etanol hidratado, disponível no posto.

O etanol hidratado só pode ser usado em motores flex e comparando com a gasolina seu preço é menor, mas seu consumo é maior
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Imagem: Marcelo Barros/Motor do Mundo

Etanol Anidro

O etanol anidro é caracterizado pela sua baixa quantidade de água, sendo praticamente puro álcool. A palavra "anidro" tem origem grega e significa "sem água" (a = não e hidro = água). Esse etanol é amplamente utilizado na mistura com gasolina, autorizada atualmente por lei em uma faixa que varia de 18% até 27% de etanol anidro na gasolina. 

A presença do etanol anidro na composição da gasolina aumenta o número da octanagem do combustível, aumentando o tempo de vida útil dos motores. O etanol anidro substituiu o chumbo tetraetila como aditivo antidetonante na gasolina. Em 1989, o Brasil foi pioneiro em banir o chumbo tetraetila da gasolina devido aos seus efeitos cancerígenos e maior poluição, além de promover a indústria nacional de etanol.

Etanol Hidratado

Conhecido como etanol comum, é encontrado nos postos de combustível para abastecer veículos automotores. Sua composição varia entre 95,1% e 96% de etanol, com o restante sendo água.

Em alguns postos é possível abastecer com etanol aditivado, com os mesmos benefícios da gasolina aditivada
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Imagem: Marcelo Barros/Motordomundo

Etanol Aditivado

Além do etanol comum, existe o etanol aditivado, uma opção com detergentes aditivos que auxiliam na dissolução de resíduos de combustíveis que podem se formar no motor do veículo. Essa formulação proporciona benefícios como uma melhor eficiência do automóvel e redução do desgaste do motor. O etanol aditivado é equivalente à gasolina aditivada.

Entender as diferenças entre o etanol adicionado à gasolina e o etanol disponível nos postos de combustível é essencial para evitar confusões. O etanol, como biocombustível renovável, não apenas reduz a dependência de combustíveis fósseis, mas também contribui para uma menor emissão de gases poluentes, promovendo um futuro mais sustentável e limpo.

Projeto de Lei em votação para aumento do etanol anidro na gasolina gerou dúvidas, mas para quem tem motor flex a flexibilidade para diferentes mistur
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Imagem: Marcelo Barros/Motor do Mundo

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