Bajaj é sócia da KTM: o que muda no Brasil com a chegada da marca indiana?

Detentora de 49,9% da marca austríaca, a Bajaj está próxima de iniciar sua operação no país. Saiba como essa parceria pode influenciar no mercado brasileiro
KTM 390 Adventure

KTM 390 Adventure | Imagem: KTM

A Bajaj está prestes a iniciar as vendas de suas motos de baixa cilindrada no Brasil. Figurando sempre na lista das maiores fabricantes de motos do mundo, a empresa também é sócia da KTM.

Com uma participação de 49,9% da PTW Holding AG, detentor das marcas KTM, Husqvarna e Gas Gas, a gigante indiana também é responsável por fabricar diversas motos das luxuosas marcas europeias, incluindo modelos como KTM 390 Adventure e Husqvarna Svarptilen 401.

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Mas o que isso muda para o Brasil? Recentemente, o MOTOO esteve na Índia visitando as instalações da Bajaj. Inclusive, vimos de perto os modelos KTM e Husqvarna saindo das linhas de montagem da fabricante indiana em Chakan. Veja vídeo com motos Bajaj que podem vir ao Brasil:

Durante a apresentação dos planos da Bajaj para o Brasil, o diretor-executivo da marca, Rakesh Sharma, nos deu algumas informações sobre como esta relação KTM/Bajaj pode influenciar as operações da austríaca no Brasil.

“A KTM pode fazer muito melhor no Brasil, não há dúvida sobre isso. Nós certamente vamos conversar com eles. Mas as decisões são tomadas separadamente, KTM decide por conta e nós também”, afirmou Sharma.

Motos KTM na fábrica da Bajaj em Chakan, na Índia
Motos KTM na fábrica da Bajaj em Chakan, na Índia
Imagem: Rafael Miotto

Atualmente, a KTM tem sua representante comercial no Brasil, a Factory Powersports. No passado, este já foi o papel da Dafra, que segue agora apenas responsável pela montagem de modelos da empresa no país - e também fará para a Bajaj.

“Se a KTM entender de que alguma forma a gente pode colaborar para que a parceria lá também fortaleça as duas marcas, vamos fazer, mas ainda somos muito iniciantes no Brasil, não temos a pretensão de ensinar quem está lá há bastante tempo”, disse Sharma.

Com foco atual em modelos off-road, os emplacamentos da KTM no Brasil não são altos. Nos seis primeiros meses de 2022, a empresa austríaca teve 63 motos registradas.

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Bases de motos compartilhadas

Os indianos não escondem que no futuro pretendem ter uma fábrica própria no Brasil, uma decisão que será tomada a medida que a semanas por modelos da marca. Desse modo, seria algo esperado que a Bajaj ficasse responsável também por montar as motos KTM, se isso se tornar uma realidade.

Modelos das marcas tem base compartilhada, como as KTM 390 Duke ou Adventure e a Bajaj Dominar 400, que possuem os mesmos motores, mas com algumas modificações. Toda a linha de baixa cilindrada da KTM, inclusive, é produzida na planta da Chakan, na Índia. 

Bajaj Dominar 400
Bajaj Dominar 400
Imagem: Rafael Miotto

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Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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